Cultura & Lazer Titulo TV a cabo
Nasa em série inédita
Melina Dias
Do Diário do Grande ABC
05/07/2008 | 07:07
Compartilhar notícia


O canal pago de TV Discovery Channel começa a exibir neste sábado uma série de seis episódios que celebra os 50 anos da Nasa, a Agência Espacial Americana. Os leitores mais pé no chão dirão ‘e daí?' Mesmo quem não se interessa pela conquista do espaço deve à Nasa centenas de avanços tecnológicos, como a captação de energia solar, a detecção segura do câncer de mama e até mesmo os tênis de corrida.

A série Grandes Missões da Nasa estréia hoje, às 21h. Os cinco episódios seguintes serão transmitidos às segundas, às 21h, de 7 de julho a 4 de agosto. O grande atrativo, além do legado tecnológico dos pesquisadores da agência, são as imagens originais, que faziam parte do arquivo secreto da Nasa, captadas pelos próprios astronautas ou pelas câmeras a bordo das naves.

Esse acervo inédito foi remasterizado e digitalizado em alta definição pelo Discovery. A idéia é fazer o telespectador obter uma nova visão da era espacial, com vários relatos de astronautas.

As negociações para produção do programa começaram em 2006. As imagens espaciais utilizadas foram retiradas de uma espécie de freezer e só haviam sido removidas dali duas ou três vezes depois que chegaram do espaço.

Os produtores da série viram pelo menos 500 horas de imagens, das quais mais de 100 foram transferidas para o formato HD pela primeira vez.

As imagens do programa Apollo, 40 anos após a missão, estavam registradas em um tipo de filme que se danificou e ficou com quase todas as pontas enroladas. Depois que as películas foram retiradas do freezer ficaram descongelando em temperatura ambiente por dois dias, antes que pudessem ser transferidas para um aparelho de telecinagem especial (capaz até de ler as tais pontas enroladas).

Grande parte do áudio original jamais havia sido escutado. Fitas de algumas missões antigas estavam em um determinado formato que exigiu dos funcionários da Nasa o restauro do equipamento original para efetuar a digitalização.

Loucura - O que uma viagem a 27 mil km/h fará com seres humanos? O espaço os deixará loucos, fará com que seu sangue ferva ou seus olhos saltem? Perguntas como essas rondavam as mentes da equipe da primeira missão abordada pela série, o projeto Mercury (1959-1963).

A meta era determinar se os homens podiam sobreviver no espaço. Na primeira missão Alan Shepard atingiu o espaço e seu vôo durou 15 minutos. Já John Glen tornou-se o primeiro norte-americano a orbitar a Terra, em fevereiro de 1962.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;