Setecidades Titulo Projeto
Nutri Ação ensina reaproveitamento
Camila Galvez
18/05/2014 | 07:37
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Muitos podem olhar os caquis dispostos sobre as bancadas da cozinha experimental do projeto Beija Flor, no loteamento Sítio Joaninha, em Diadema, e achar que eles não servem para consumo por estar maduros demais. Ali, porém, crianças e adolescentes dos 9 aos 18 anos aprendem que é possível aproveitar integralmente os alimentos, mesmo aqueles que parecem não estar tão bons assim. O resultado é um suco excelente que leva, além dos caquis, talos de vegetais colhidos direto da horta do espaço. A aula de culinária e reaproveitamento faz parte do projeto Nutri Ação, implantado pela ONG no ano passado.

 Na colorida cozinha experimental, que conta com cinco bancadas e todo o equipamento necessário para elaborar deliciosas receitas, 50 alunos de duas turmas das escolas municipais Florestan Fernandes e Freitas Nobre aprendem como ter uma alimentação natural e mais saudável, atividade inserida no programa Cidade na Escola, que hoje beneficia 3.200 alunos da rede municipal. O projeto também atende participantes de outras atividades oferecidas pela Rede Cultural Beija Flor, além de 25 famílias de baixa renda moradoras do núcleo. 

 Segundo a coordenadora da cozinha experimental, Leiah Ribeiro, a ideia do projeto nasceu em 2007 como uma demanda da própria comunidade. “Percebemos que a questão alimentar era um ponto que precisava ser trabalhado no Sítio Joaninha. Dessa forma, buscamos parcerias e, há dois anos, criamos o projeto Feirante Consciente.”
 

 A iniciativa estimula a doação dos alimentos que não são vendidos na feira do Eldorado e, consequentemente iriam para o lixo, para famílias do loteamento. “Dessa forma, minimizamos o desperdício e também aproveitamos para ensinar as pessoas a separar e manipular esses alimentos aqui na cozinha”, explica Leiah. A coordenadora também destaca que o projeto ajudou a resolver um problema social: muitos moradores acabavam indo até a feira e recolhendo esses alimentos do chão. “Trouxemos mais dignidade a eles.”

 Das 24 barracas da feira do Eldorado, que ocorre aos domingos, 18 são parceiras do projeto. São arrecadados entre 400 e 500 quilos de alimentos semanalmente. 

AULAS

 Além do projeto com as famílias, o ponto forte da cozinha experimental é a educação nutricional. Do trabalho com as crianças e jovens, surgiram duas cartilhas de receitas, uma produzida pelos adolescentes do Beija Flor e outra pelos alunos das escolas municipais. “São receitas do dia a dia, saborosas e que incentivam o consumo de alimentos naturais e saudáveis e também o reaproveitamento”, afirma a orientadora técnica Greciana de Oliveira.
 
 Entre as novidades testadas e aprovadas pela meninada do Nutri Ação estão brigadeiro crocante, feito com bolacha maisena triturada; patê do Hulk, com abacate; bolo de casca de banana e a ‘laranjaba’, suco de laranja com beterraba. “Muitas vezes a criança torce o nariz para esses alimentos, mas aqui elaboramos receitas de forma a atrair os pequenos para a alimentação saudável. Eles provam e gostam muito”, garante Greciana. 
 

 Para o gestor da entidade, Altamir Oliveira, tudo é uma questão de olhar. “Aqui o alimento é construído de forma atrativa, além do ambiente, um lugar bonito inserido dentro de uma comunidade extremamente carente. O olhar é a janela para a alma. É por meio do visual que incentivamos a mudança do pensamento alimentar.”

Cozinha incentiva práticas em casa

 Estar na cozinha é momento de prazer e descoberta para os jovens que participam das oficinas do projeto Nutri Ação no Sítio Joaninha. A estudante Giseli da Silva Vitório, 14 anos, é uma delas. De família numerosa, Giseli coloca as receitas em prática em casa e tem como ‘cobaia’ seus sete irmãos, com mais um a caminho. “Eles adoram as comidas que faço.”
 
 A aluna Ingrid Caroline da Silva Santana, 15, acha importante aprender a reaproveitar os alimentos. “Temos que cuidar da saúde desde cedo.”
 

 Rosilene Fernandes dos Santos lembra dos ensinamentos sobre a pirâmide alimentar, que a ajudaram a controlar melhor o que ela come. “O que aprendo aqui, repasso para a minha família.”

Diadema terá merenda mais saudável

 A Secretaria de Educação de Diadema irá oferecer alimentos mais saudáveis para os alunos da rede municipal de ensino a partir do segundo semestre. O secretário da Pasta, Marcos Michels, explica que a mudança foi iniciada com a contratação de merendeiras e seis nutricionistas, que padronizaram o cardápio semanal oferecido nas escolas. “Tínhamos uma empresa que prestava o serviço, mas cada escola possuía um cardápio diferente, e nem sempre os alimentos tinham qualidade. Com a padronização, as crianças receberão refeições completas.”
 
Conforme o secretário, a licitação para aquisição dos alimentos foi dividida em quatro, de acordo com o grupo de produtos fornecido: hortifrutigranjeiros, estocáveis, pães e bolos e carnes. “Duas licitações foram finalizadas e outras duas estão com recursos, mas em breve serão concluídas. A ideia é implantar as mudanças já a partir das férias nas creches que continuam em funcionamento nesse período e, depois, na volta às aulas para o segundo semestre, em toda a rede.”
 

O cardápio inclui arroz e feijão servido diariamente, com exceção das quintas-feiras, quando será oferecida uma massa, como macarrão. Haverá também uma opção de carne, frango ou peixe, legumes e verduras todos os dias no prato dos estudantes. “Sabemos que para muitas das crianças esta será a refeição mais importante do dia, por isso, precisa ser nutricionalmente completa. Com o prato montado assim, o aluno também se sacia mais facilmente e não há desperdício”, garante Michels. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;