Internacional Titulo
Cemitério de animais mumificados é descoberto no Egito
Das Agências
02/01/2001 | 18:11
Compartilhar notícia


Um deslizamento de terra na cidade egípcia de Abidos (capital do Alto Egito, Sul do Cairo) permitiu a descoberta de um cemitério de animais mumificados que permitirao, segundo os arqueólogos, saber mais sobre os cultos religiosos da época ptolomaica.

Um total de oito sarcófagos dourados, contendo o que os arqueólogos consideram ratos mumificadas que remontam a 300 anos antes de Cristo, já foram retirados do lugar, informou o diretor de antigüidades da regiao, Yahya al-Masri.

Também foram encontrados seis grandes vasilhames de cerâmica, com 25 falcoes mumificados em cada uma, acrescentou.

Os antigos egípcios, que mumificavam animais de todo o tipo, desde gatos até crocodilos, acreditavam que os ratos comiam os coraçoes dos pecadores no dia do julgamento, enquanto que os falcoes representavam para eles o Deus Horus, filho de Osirirs e Isis.

Um especialista em animais mumificados, Selima Ikram, professor da universidade americana do Cairo, falou sobre a importância do descobrimento explicando que, antes, animais encontrados em outros cemitérios foram "atirados ao lixo". "Esta descoberta poderá esclarecer as variaçoes religiosas da época ptolomaica", disse o técnico.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;