Memória Titulo
Diadema. Um cinema em construção. A granja Bahia

Cento e trinta e quatro eleitores de Diadema assinaram petição com data de 9 de abril de 1958 que foi encaminhada ao presidente...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
04/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Cento e trinta e quatro eleitores de Diadema assinaram petição com data de 9 de abril de 1958 que foi encaminhada ao presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo procurando mostrar que o então distrito de São Bernardo tinha condições de ser elevado à categoria de município.

Diadema possuía 8.860 habitantes, renda de 3,35 milhões de cruzeiros e equipamentos públicos e privados como os que são focalizados nas fotos de hoje.

A petição resultou no processo 1694/58, com requerimento de apoio do deputado Hilário Torloni.

Entre as fotos, a granja Bahia, no bairro Serraria, que também produzia leite B e que tinha hortênsias na entrada da sua casa principal.

A documentação na Assembleia Legislativa foi pesquisada por Walter Adão Carreiro, com o apoio do então deputado Mário Reali, hoje prefeito da cidade.

Uma curiosidade: entre os 134 eleitores que assinaram a petição está o próprio Walter Carreiro, o número 56 da lista, aberta por Evandro Caiffa Esquivel, professor, ex-vereador de São Bernardo e que por duas vezes foi prefeito de Diadema.

Só não temos o nome do fotógrafo que perpetuou essas imagens, agora reproduzidas pelo repórter-fotográfico diademense Valdir Lopes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de março de 1979

 Santo André - Com seis anos de atraso - ela deveria estar pronta em 1973 - e ainda sem estar totalmente concluída, a nova estação ferroviária deverá ser inaugurada no dia 9 ou 12 deste mês, segundo informou a Rede Ferroviária Federal.

Rio Grande da Serra - Comunidade discute o destino da antiga capela de Santa Cruz, no Centro: deverá ser preservada ou demolida para a construção de uma igreja matriz maior.

Teatro - Quatro integrantes do Grupo Tear, de Santo André, recebem amanhã o Prêmio Governador do Estado: Ednaldo Freire, Esther Augusto de Paula, Rosália Petrin e Haydée Figueiredo.

 EM 4 DE MARÇO DE...

1899 - Onório de Lima nasce no sítio dos Teco, hoje Vila Balneária, em São Bernardo. Memorialista. Deixou informações gravadas e arquivadas no Serviço de Memória e Acervo de São Bernardo.

1914 - José Rodrigues Vibian nasce em Orinzi, Espanha. Veio para Santo André com 10 anos de idade. Pintor de telas. Deixou um conjunto muito rico de paisagens antigas da cidade.

1949- Fundada a Liga de Futebol de São Caetano.

SANTOS DO DIA

Arcádio, Casimiro, Eugênio e Lúcio.

Casimiro. Faleceu em Drodno, na Lituânia, em 1484. Tinha 23 anos.

Lúcio. Papa entre os anos 253 e 254. Decapitado durante o seu curto período papal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;