Esportes Titulo Automobilismo
Temporada da Indy traz Rubinho em nova fase

Brasileiro é novidade mais esperada para o ano da categoria

da Redação
25/03/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Grande novidade da temporada 2012 de Fórmula Indy, Rubens Barrichello, 39 anos, estreia na modalidade com (nova) promessa de bom desempenho. E as expectativas sobre o brasileiro que atuará na KV Racing são muitas.

 

Experiente no automobilismo, o piloto deixou para trás as 19 temporadas que disputou pela F1 e se arriscou para valer na categoria, seguindo o exemplo de outros 11 brasileiros que também tentaram a sorte na competição norte-americana.

Apesar de ainda ser precoce para afirmar, Barrichello terá a oportunidade de repetir o feito de Nigel Mansell, piloto que, após sair da F1 venceu a competição aos 40 anos.

Novato na categoria, Barrichello admitiu que não está habituado às pistas norte-americanas, mas também não negou a ansiedade e as expectativas diante da estreia. “Este foi o melhor momento para mudar para a Indy, porque houve tantas alterações nas regras, no carro, nos motores e em outras tantas coisas com as quais posso ajudar o time a crescer”, comentou o piloto.

E o primeiro desafio do brasileiro, e de outros 25 competidores, acontece hoje, a partir das 13h30 (Brasília) em São Petersburgo, na Flórida.

No total, a Fórmula Indy conta com 16 etapas, sendo que 12 ocorrem nos Estados Unidos. O Brasil será um dos três países que recebem provas da modalidade, no dia 29 de abril, no Anhembi, na Capital paulista.

China e Canadá também abrigarão etapas. A competição tem provas de rua, além dos circuitos ovais.

Alguns pilotos já despontam como favoritos ao título deste ano. Além do escocês tricampeão da Ganassi, Dario Franchitti, o companheiro de equipe Scott Dixon, e Will Power, da Penske, também são cotados para vencer a temporada. As duas escuderias protagonizam a disputa pelo título nos últimos anos. Desde 2006, as equipes, juntas, ganharam 74 das 99 provas realizadas.

MUDANÇAS

Neste ano, as equipes de Fórmula Indy contam com mais opções de motores, já que desde 2006 a Honda era a única fornecedora do equipamento. Em 2012, a marca terá a concorrência da Lotus e da Chevrolet. O chassi dos carros também foi reformulado em busca de maior segurança para os competidores.

Pelo mesmo motivo, quatro circuitos ovais foram retirados do calendário das provas e substituídos por etapas em Detroit, Los Angeles e Qingdao, na China. Outra novidade são os freios de carbono, modelo já utilizado na Fórmula 1.

BRASILEIROS

 

Apesar da estreia e atenções voltadas para Barrichello, o número de brasileiros na temporada 2012 de Fórmula Indy foi reduzido.

O piloto Vitor Meira migrou para a Stock Car, enquanto Bia Figueiredo, Raphael Matos e Bruno Junqueira ainda buscam lugar na competição.

Neste ano, além de Barrichello, o paulista Helio Castroneves, da Penske e o baiano Tony Kanaan, da KV Racing, representam o País.

Este último, faturou o campeonato de 2004. No ano passado, foi o quinto melhor da temporada. Já Castroneves não tem títulos na competição e foi o 10º no ranking da última temporada.


Barrichello larga em 13º na sua estreia

O piloto brasileiro Rubens Barrichello largará na 13ª posição em sua estreia na Fórmula Indy, no Grande Prêmio de São Petesburgo. O veterano da Fórmula 1 (39 anos) participou ontem de seu primeiro treino qualificatório na nova categoria e não passou da primeira fase.

 

Com ampla superioridade, Will Power vai sair na frente. Ele cravou o tempo de 1min01s372, com vantagem de 0s163 sobre o segundo colocado, Ryan Briscoe. Ryan Hunter-Reay sai em terceiro.

Helio Castroneves foi o melhor brasileiro e larga em quinto. Tony Kanaan fez o nono tempo – mas foi favorecido pela punição a Simon Pagenaud e vai largar em oitavo –, uma posição à frente de Dario Franchitti, o atual campeão.

EVOLUÇÃO

Apesar da posição intermediária, Barrichello melhorou o desempenho em relação aos treinos livres (quando foi 24º) e ficou próximo de avançar para a fase seguinte no classificatório. Ele fez o 14º tempo, mas ganhou um posto devido a punição a Pagenaud, que trocou seu motor e perdeu dez posições.

No primeiro grupo, Helio Castroneves fez o melhor tempo logo no início da sessão, com 1min01s951 e avançou com sua Penske. Mas não manteve o desempenho e sai em quinto. Já no segundo grupo, Rubens Barrichello melhorou bastante a performance e, com o sétimo tempo (1min02s200), ficou a apenas um degrau de avançar à segunda fase e disputar a pole position da prova inaugural.

“Nós, infelizmente, perdemos a sessão de sexta de manhã, e ainda estou aprendendo o circuito, enquanto o resto do pessoal está subindo rapidamente”, comentou Rubinho.

A corrida acontece hoje, às 13h30 (de Brasília, com transmissão da Band). Carlos Tadeu




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;