Cultura & Lazer Titulo
'Provocações' completa 10 anos no ar
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
12/08/2010 | 07:02
Compartilhar notícia


Bem a seu estilo, em alta voltagem lexical, Antônio Abujamra fala sobre o recorte que seu programa Provocações, na TV Cultura, fez e ofereceu ao País nos últimos dez anos: "O recorte para habitarmos a terra. Deixar o entrevistado absolutamente livre para que ele viva o mais intensamente que possa, porque toda fuga desumaniza, todo céu é precário".

Provocações completou, no dia 6, uma década no ar. Para comemorar a marca, a emissora lança quatro DVDs com 18 das mais instigantes entrevistas exibidas. O lançamento será amanhã, das 19h30 às 21h30, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073), em São Paulo.

Quando começou - a ideia foi do próprio Abujamra e do diretor Gregório Bacic -, o programa era para ter apenas 13 edições. Mas já se foram mais de 500 entrevistados, do mundo das artes, política e filosofia, além de moradores de rua e prostitutas.

Os DVDs são temáticos (cada um custa R$ 29,90 em média). O intitulado 10 Anos - Especial traz os personagens da primeira edição: o escritor Mario Prata, o arquiteto Jorge Wilheim, o poeta Mário Chamie e a colunável Marina de Sabrit, além das participações de Elza Soares e Norma Bengell.

Os outros DVDs: Nomes da Música (com Tom Zé, Walter Franco e Arnaldo Antunes), Nomes do Teatro (Zé Celso, Paulo Autran e Cleyde Yáconis) e Grandes Provocações (Itamar Assumpção e a ex-Bruna Surfistinha, entre outros).

TV E TEATRO
Na entrevista ao Diário, Abujamra ainda opinou sobre o que se salva na TV brasileira. "O que se conseguir salvar do Brasil. Enquanto isso, é preciso ver a televisão como um rascunho de coisas maravilhosas que podem acontecer. Mas ainda, um rascunho", diz.

Ele foi um dos primeiros a usar os métodos teatrais de Bertold Brecht no País. "Toda a minha geração foi impressionada e recebeu Brecht. Por isso ainda é considerada uma das melhores e mais modernas gerações que atuam no teatro brasileiro", entende.

E os próximos trabalhos? "Cinema, aguardo. Teatro, umas dez ideias. Aliás, espero que o teatro nunca desapareça da minha vida".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;