Setecidades Titulo Segurança
Moradores estudam compra de câmeras
Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
16/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Síndicos de condomínios localizados no Centro de Diadema buscam parceria com a Prefeitura para diminuir a violência no bairro. Após reuniões no Conseg (Conselho Municipal de Segurança), os moradores estudam comprar câmeras de Segurança para que o bairro seja monitorado pela GCM (Guarda Civil Municipal).

Conforme o síndico do Condomínio Vitta Parque, Silvio Vital, foi formada comissão com os administradores dos demais prédios para resolver o problema. “Estavam acontecendo muitos roubos e furtos no entorno. Montamos comissão e apresentamos o problema nas reuniões de Conseg para as polícias Militar e Civil e a Guarda Municipal.”

De acordo com Vital, com o aumento de policiamento,há 15 dias não é registrada nenhuma ocorrência no bairro. “A PM intensificou as rondas e a Civil também realizou diversas abordagens. Tudo isso contribuiu muito. Fomos ouvidos, mas nós queríamos fazer algo a mais”, disse.

Em reunião realizada na segunda-feira, eles apresentaram a proposta de que os moradores arcassem com o equipamento de vigilância para que câmeras sejam instaladas no bairro. Os itens contemplariam as ruas Professor Evandro Caiafa Esquível, Sete de Setembro e Manuel da Nobrega, onde estão localizados os cerca de 2.000 apartamentos, representados pelos síndicos.

Em contrapartida, a sugestão foi que a GCM fizesse o monitoramento das imagens. Assim, a Prefeitura só entraria com a disponibilização dos funcionários. “Solicitamos uma reunião com o secretário de Segurança ou com a GCM para discutirmos esse assunto. Isso porque seria necessário estudo técnico da Prefeitura para verificarmos onde as câmeras seriam instaladas e como seria o cabeamento. Há mais moradores do entorno que souberam da iniciativa e também ficaram interessados em cooperar, mas, por enquanto, estamos organizados nessa comissão”, explicou.

Questionada pelo Diário, a administração municipal afirmou que a Secretaria de Defesa Social ainda não recebeu de nenhum condomínio ou morador da área contato solicitando reunião com o secretário, comandante ou subcomandante para conversar sobre o assunto.

De acordo com a nota, esse tipo de ação envolveria a “utilização de parcerias público-privadas, cujo projeto de lei está em elaboração para ser enviado à Câmara Municipal.”

Em relação às questões apresentadas, a Pasta esclareceu que está aberta a todas as sugestões que podem melhorar a Segurança pública de Diadema e entende que o diálogo com a população é essencial e muito importante para isso.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;