Palavra do Leitor Titulo
Qualidade de ensino

A Secretaria de Educação de Santo André estabeleceu como meta nos próximos quatro anos desenvolver...

Dgabc
04/04/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo


A Secretaria de Educação de Santo André estabeleceu como meta nos próximos quatro anos desenvolver programa que prima pela qualidade do ensino com participação direta da população. O objetivo é estar em sintonia com a sociedade respeitando a legislação, programas e projetos, em especial os do governo federal. Não há escola democrática sem a participação efetiva de todos os que nela estão direta ou indiretamente envolvidos. Podemos usar a mesma lógica quando falamos de qualidade. Entendemos o sentido desta palavra de forma diferente e mais profunda do que lhe é atribuído.
Qualidade não se submete à produtividade mercantil nem à mera saciedade do consumismo, tem a ver com a construção paciente, artesanal e contextualizada de seres humanos integrais, integrantes de uma sociedade complexa. O processo educacional e de ensino envolve particularmente a sociabilidade, o acesso e a manipulação dos conhecimentos produzidos pela humanidade, a compreensão, experimentação e a expressão de todas as formas de convívio e de linguagens.
Os paradigmas da atualidade apontam para a necessidade de produzir homem em rede, interconectado, multifacetado, multicultural, capaz de viver respeitando as diferenças, respeitando-se. Daí parte a necessidade de o poder público desencadear processo que permita o diálogo permanente da escola com todas as entidades.
Somente a escola aberta, espaço de cultura e de conhecimento, proporciona as condições para que o desenvolvimento de experiências significativas se concretize. Não se trata de eventos ou experiências episódicas, mas de prática cotidiana, capaz de mobilizar as pessoas e de conferir ganho formativo à experiência. Trata-se, portanto, de programa permanente, que permita a participação efetiva dos moradores no processo cotidiano da escola. A instauração de processo de abertura da escola é o início da construção desse processo, o primeiro passo para perder o medo do conflito, do confronto, do debate e das críticas. Vamos permitir que os pais falem e criem espaços da memória, que contem histórias, brinquem à moda antiga, trabalhem a religiosidade e ajudem a decidir os rumos da instituição.
Santo André está interessada em ouvir a comunidade para tentar descobrir suas expectativas, reclamações, decepções e qual a escola dos sonhos de cada morador. Convidamos cada cidadão e cidadã a transformar sonhos em realidade.

Gilmar Silvério é professor da rede estadual e secretário de Educação de Santo André.

Palavra do leitor

Doutor Amâncio

A Rua Doutor Amâncio de Carvalho, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo, pede socorro. Não há mais condições de transitar pela via, pois os buracos são enormes (para sorte dos que trabalham com troca de amortecedores e suspensões; e azar nosso, que pagamos a eles). A Sabesp ‘esqueceu', há um ano, nas esquinas das ruas Cravinhos, Campos do Jordão e Cruzeiro, buracos cercados com tapumes e que, além dos riscos de acidentes, pois entramos na Doutor Amâncio sem visão nenhuma, trazem também risco de assaltos quando esperamos ônibus ou passamos à noite pela estreita calçada que sobrou. Prefeitura, faça alguma coisa! Pagamos altos impostos, merecemos pelo menos atenção e solução do problema.

Maria Aparecida Chitto dos Reis
São Bernardo

Virou Piu-piu!

No vale-tudo em que se transformou a campanha à presidência de Nicolás Maduro na Venezuela, ele apelar ao sobrenatural foi o ápice! Maduro alega que recebeu a visita e a bênção de Hugo Chávez, que lhe apareceu na forma de passarinho pequenino, que pousou perto dele e cantou, abençoando-o. Já vi toda espécie de artifícios e baixarias em campanhas políticas, mas saber que depois de morto o ex-presidente Hugo Chávez virou o Piu-piu é o máximo!

Mara Montezuma Assaf
Capital

Rua Miosótis

Pago meus impostos sem reclamar, até porque não vale nada queixar-me. E com certeza virá resposta daquelas no mínimo estranhas do Detran. Seria de bom tamanho que o departamento de trânsito colocasse placas proibindo estacionar em um dos lados da Rua Miosótis, no Jardim Cláudia, em São Bernardo. Nessa via, os veículos têm dificuldades em transitar. São carros de oficina de funilaria e loja de telefonia que ali existem parados na contramão, sobre as calçadas, enfim, é área sem lei. Parece até que pouco se importam com o direito de ir e vir do cidadão. Por favor, tomem providências! Tem hora que mal dá para passar um veículo de pequeno porte.

Gilberto Moreno
São Bernardo

Focos da dengue

Moro no bairro Santa Terezinha, em Santo André, e cobro providências para que meu problema quanto aos focos de dengue seja solucionado. Meu primeiro contato com a Prefeitura foi no dia 23 de janeiro. Não obtive êxito! Reclamei novamente, e a resposta foi para aguardar até o dia 9 de abril. Será que se eu disser aos mosquitos da dengue para que esperem até esse dia eles irão aguardar? Como cidadão pagador de impostos, que por sinal estão em dia, deveria ao menos ter meus direitos assegurados! Tal falta de consideração com o munícipe deve ser repassada para mostrar como funciona a administração de nossa cidade! Desde já, agradeço o descaso!

Fábio Ricardo Gomes
Santo André

Empobrecimento

O socialismo é a forma mais rápida e eficaz de empobrecer um país. Se não bastasse os exemplos soviético, chinês e cubano, a Coreia do Norte empobreceu consideravelmente, enquanto a Coreia do Sul enriqueceu e desenvolveu incomensuravelmente. Essa é a razão do desespero de Kim Jong-un, presidente norte-coreano, que tenta se agarrar a alguma coisa, à espera de um milagre, pois o orgulho não o permite gritar por socorro. Isso é o que nos espera com o fabuloso projeto de poder de Luiz Inácio Lula da Silva.

Nei Silveira de Almeida
Belo Horizonte (MG)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;