Política Titulo Saia justa
PSD de Ribeirão marca convenção e expõe racha

O partido marcou reunião com aliados do pré-candidato, Saulo
Benevides; pessedistas no entanto, apoiam Maria Inês Soares

Cynthia Tavares
Do Diário do Grande ABC
05/06/2012 | 07:16
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


O PSD de Ribeirão Pires publicou edital que marca sua convenção juntamente com a base aliada do pré-candidato ao Paço de Ribeirão Pires, Saulo Benevides (PMDB). O problema é que os pessedistas declararam apoio a Maria Inês Soares (PT) na corrida eleitoral.

A saia justa ocorreu porque o presidente do diretório municipal, vereador Koiti Takaki, é coordenador da pré-campanha peemedebista, enquanto os vereadores Zé Nelson (PSD) e Gerson Constantino estão com o PT.

O fato caiu como uma bomba nos bastidores do PSD. Comenta-se que a executiva estadual prepara a intervenção no diretório em Ribeirão Pires para evitar mais desgaste. "Ele (Koiti) é um irresponsável. Está brincando de fazer política", disparou Gerson, que também é presidente do Legislativo.

Para pessoas próximas, o comandante do PSD na cidade confirmou que desfiliou todos os pré-candidatos a vereador. "Comecei a conversar com alguns quadros do partido e foi usado de mentira para colher as assinaturas de desfiliação. O Koiti dizia: ‘o culpado está aqui embaixo (referindo-se ao gabinete de Gerson, que fica no andar debaixo de onde está seu gabinete). Foi ele que trabalhou para que ficássemos com o PT'", contou Gerson. O presidente do diretório pessedista não retornou aos contatos da equipe do Diário para comentar o assunto.

Saulo alegou que seu coordenador ainda manda na legenda e por isso marcar a convenção é um processo normal. "Até agora a presidência é nossa. O PSD ainda é nosso. Tem até o dia 23 (data do evento peemedebista) para dissolver o presidente", ressaltou o pré-candidato ao Paço.

Apesar de toda cúpula do PMDB municipal trabalhar com o ato político no dia 23, o edital publicado marcou a convenção peemedebista para o dia 11 e a pessedista para o dia 10. "Saiu errado e vamos republicar. Tudo será no dia 23. O rapaz da minha assessoria confundiu com o prazo legal", alegou.

A exemplo do PSD, o PHS passou pela mesma situação. Seu presidente municipal, Fábio Cezário da Silva, o Baby, assinou o edital que marcou convenção para apoiar Saulo no dia 10. Em fevereiro, a estadual determinou que a legenda se alinhasse ao pré-candidato governista Edinaldo de Menezes, o Dedé (PPS).

NOVO GRUPO

Saulo pode sofrer mais uma baixa no seu grupo. O PSC, que era cotado como vice do peemdebista, se aliou ao PSDB e as duas agremiações não descartam candidatura própria. Os tucanos sustentam o nome de Cezar de Carvalho como pré-candidato ao Executivo. "O Saulo gostaria que o PSDB incorporasse à chapa dele. Vamos continuar negociando. O PSC não está mais no grupo dele", cravou Cezar.

Lair Moura Sala Malavila Jusevicius, a Lair da Apae (PSC), confirmou o alinhamento. "Estamos fortalecendo o partido. Agora vamos conversar com os pré-candidatos", disse.

Nos bastidores, especula-se que a união das legendas prepara terreno para se aliarem ao governo. Os dois partidos conversam com Dedé.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;