Setecidades Titulo Saúde
Começa hoje campanha de vacinação contra gripe

Poderão ser imunizados idosos, gestantes, crianças até dois anos, indígenas e profissionais de Saúde

Camila Galvez
Do Diário do Grande ABC
05/05/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


As 136 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da região iniciam hoje a campanha de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar, até dia 25, 391,8 mil pessoas, ou 80% dos idosos, crianças de 6 meses a 2 anos, gestantes, indígenas e profissionais de Saúde do Grande ABC.

As primeiras campanhas contra o vírus influenza contemplavam apenas os idosos, grupo mais suscetível a complicações decorrentes da doença. Segundo o infectologista da Faculdade de Medicina do ABC, Hélio Vasconcellos Lopes, esse perfil mudou porque a gripe também muda. "O vírus sofre mutações constantes e, a cada ano, nova vacina deve ser elaborada."

No caso das crianças e gestantes, vale o mesmo que para os idosos. Já para os profissionais de Saúde, a campanha tem como objetivo impedir que transmitam a doença para pacientes.

De acordo com o especialista, os indígenas, incluídos na campanha deste ano, devem ser imunizados porque, durante gerações, foram menos expostos aos vírus por conta do isolamento das aldeias. "Em populações isoladas, o vírus da gripe pode provocar epidemia e mortes."

Não podem ser imunizadas apenas pessoas que têm alergia a ovo. O médico explicou que isso ocorre porque geralmente a vacina é preparada com proteína de ovos. "Fora isso, não há contraindicação ou efeitos colaterais", garante.

Quem reclama de contrair a gripe após tomar a vacina não teve efeito colateral, segundo Lopes. "O que ocorre é que a vacina tem 70% de eficácia. A pessoa pode tomar e não funcionar." Mesmo assim, é importante que todos que fazem parte dos grupos de risco sejam imunizados.

H1N1

A epidemia de Influenza A (H1N1), ou gripe suína, preocupou o Grande ABC e o País em 2009 e 2010. Porém, conforme o infectologista, foi completamente controlada. "O vírus só sobrevive quando está no corpo das pessoas. Se não há mais ninguém com a doença, ela não é transmitida." A vacina deste ano imuniza contra a doença.

No entanto, Lopes não descarta o surgimento de novos tipos de gripe, que podem ser ainda mais letais. "Faz parte do processo de mutação dos vírus. Nos últimos 200 anos, tivemos pelo menos cinco grandes epidemias ocasionadas por essas alterações.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;