Setecidades Titulo
Encarregada de IML Santo André é afastada
Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
28/10/2004 | 09:24
Compartilhar notícia


A encarregada do IML (Instituto Médico-Legal) de Santo André, Ana Joaquina Farinha, foi afastada nesta quarta-feira do cargo de chefia. O afastamento ocorreu após a série de denúncias do Diário sobre o atendimento irregular feito no instituto. Entre eles, a abertura em horário predeterminado para exames cautelares e de corpo de delito. Mesmo após determinação por escrito do governo do Estado na segunda-feira para abertura durante o dia todo, até esta quarta o IML da cidade continuava funcionando apenas duas horas por dia para esses dois procedimentos. O que teria desencadeado no afastamento da funcionária.

A Superintendência da Polícia Técnico-Científica nega que o motivo tenha sido este. "Foi apenas uma mudança administrativa", afirmou o superintendente Celso Perioli. Nesta quarta, o diretor de núcleo da capital e Grande São Paulo, Ivan Miziara, ligou para o instituto logo cedo para ter certeza de que os serviços estavam acontecendo. Pela primeira vez em muitos anos, o instituto ficou aberto à população durante o dia todo e houve expediente na madrugada desta quarta.

A pedido do superintendente Perioli, o médico legista da diretoria do IML do Estado e Grande São Paulo Hideaki Kawata visitou nesta quarta as quatro unidades da região (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema) para levantar os principais problemas de cada uma. "A pior unidade é a de Santo André. Aquilo está terrível. Por isso já começamos as reformas."

Desde a madrugada desta quarta, há operários trabalhando na reforma do prédio municipal onde está instalado o IML de Santo André. O governo quer terminar em duas semanas um alojamento para o repouso dos médicos que passarem a noite no instituto. Terça-feira, o governador Geraldo Alckmin disse que esse é o prazo para que a unidade da cidade comece a funcionar 24 horas.

As obras em Santo André prevêem, além da construção do alojamento, troca de pisos e azulejos (na sala de necrópsia há goteiras e os azulejos estão caindo). Outros problemas, como a falta de segurança, equipamentos deteriorados (geladeiras que não funcionam, por exemplo) e o esquema de rodízio entre os médicos para os plantões, serão discutidos nesta quinta em uma reunião entre os chefes das unidades do Grande ABC e o diretor Ivan Miziara.

Nos outros IMLs, o médico legista da diretoria encontrou problemas menos graves. "Em Diadema, a Prefeitura reformou a unidade e o local está adequado para o trabalho. Em São Bernardo, o IML é dividido em dois espaços. Na minha opinião, isso só poderá ser resolvido se o Estado construir um prédio próprio na cidade. São Caetano também atende às exigências do Estado."

Polícia - No mesmo dia que o governo do Estado determinou que os IMLs estendessem o expediente, comunicou também verbalmente os delegados seccionais da região. Desde então, todos sabem que podem enviar vítimas para os IMLs das 7h às 19h. Isso evita que haja incidentes como o ocorrido na semana passada, quando um homem teve de passar por exame cautelar em um posto de saúde municipal de Santo André para ser encaminhado à prisão e o policial se desentendeu com o médico da rede. O certo seria que o médico legista do IML atendesse o detento, porém, como o instituto não funcionava naquele determinado horário, o policial foi direto para a rede municipal.

As Prefeituras de Santo André e São Caetano tinham acordos informais com o governo do Estado e prestavam o serviço nos horários em que os IMLs estavam fechados. Desde que a denúncia foi feita pelo Diário, o Estado proibiu o acordo informal e determinou que todo e qualquer atendimento seja feito no instituto, que é estadual.

No mesmo telefonema aos delegados, a Superintendência da Polícia Técnico-Científica informou que os IMLs funcionariam 24h. Desde então, os seccionais de Santo André (Luiz Alberto de Souza Ferreira) e de São Bernardo (Marco Antônio de Paula Santos) enviaram ofícios para as delegacias para informar os novos horários. "Desde então, as perícias que acontecem à noite estão sendo encaminhadas ao IML de Santo André até de madrugada", afirmou o delegado de São Bernardo, Paula Santos.

"Já notifiquei todas as delegacias. Os exames agora são em tempo full time. Todos os delegados já sabem da nova norma", disse o seccional de Santo André.

Nesta quinta, haverá uma reunião entre o delegado seccional de Diadema, Sérgio Abdala, e todos os titulares da cidade para que os novos horários sejam repassados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;