Internacional Titulo
Terremoto no Japão deixou 104 pessoas feridas
Da AFP
27/05/2003 | 08:25
Compartilhar notícia


O terremoto de 6,7 graus na escala Richter que sacudiu, na segunda-feira, o nordeste do Japão feriu 104 pessoas, revelou a polícia japonesa na manhã desta terça-feira. O forte tremor ocorreu às 18h24 local (6h24 Brasília) e seu epicentro foi situado a 20 km da costa de Miyagi, no Pacífico, a 71 km de profundidade, segundo a agência meteorológica japonesa.

Entre as vítimas, a maioria ficou levemente ferida e 11 sofreram fraturas no corpo, mas nenhuma corre risco de vida, precisou um porta-voz da polícia.

O reator nuclear de Onagawa, próximo ao epicentro, parou automaticamente sem provocar danos e as outras centrais da região operam normalmente. Cerca de quatro horas depois do terremoto, houve um pequeno tremor de 4,9 graus Richter na área.

"Os habitantes vão continuar sentindo tremores, mas a freqüência vai diminuir. Houve 9 ou 10 réplicas por volta da meia-noite, mas depois foi passando", indicou um policial.

As autoridades indicaram que as conseqüências teriam sido bem piores se o terremoto tivesse acontecido mais próximo da superfície da Terra. Este tremor foi o mais forte a atingir o Japão desde março de 2002, quando um terremoto de 7,2 graus foi situado no mar, entre Taiwan e o sul da ilha de Okinawa.

Em 1995, o Japão foi cenário de um terremoto de 7,2 graus Richter que matou 6,4 mil pessoas e feriu outras 40 mil. Além disso, o abalo destruiu 248 mil edifícios em Kobe (sul).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;