Política Titulo
Reforma política é alvo de críticas no Grande ABC
Tathiana Barbar
Do Diário do Grande ABC
03/01/2004 | 19:36
Compartilhar notícia


O líder da bancada do PT na Câmara de São Bernardo Tião Mateus criticou sábado o financiamento público de campanhas que poderá ser uma realidade na corrida eleitoral de 2006. A medida faz parte da reforma política que será analisada pela Câmara dos Deputados ainda neste ano. “Isso deve ser melhor debatido. Não é justo pegar dinheiro público para campanhas políticas enquanto muitas áreas precisam de recursos”, explicou.

O ex-deputado federal e candidato a prefeito pelo PTB de Santo André Duílio Pisaneschi também é contra o financiamento público. “Eu acho que a reforma tem que acontecer, mas precisamos acertar os problemas sociais antes de tirar dinheiro público para campanhas políticas. Além disso, se esse ponto não for bem discutido e analisado, os abusos vão continuar”, destacou o deputado.

A reforma política será feita por projeto de lei. No início de dezembro do ano passado, os deputados da comissão especial que analisa as mudanças aprovaram o projeto do deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO) e transferiram o debate para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). “Muita gente fica rica com sobra de campanha, acho que este projeto não tem fundamento”, reiterou Tião, destacando ainda que a reforma não deve ser analisada em 2004. “Este ano tem eleição, não terá espaço na agenda para a discussão de um projeto que precisa ser detalhado com calma”, afirmou.

Recursos – Segundo o projeto, nos anos em que houver eleições, o Orçamento Geral da União deverá reservar recursos para financiar as campanhas. Para cada eleitor cadastrado no Brasil até 31 de dezembro do ano anterior ao pleito, o Orçamento terá que reservar R$ 7 dos recursos públicos.

O presidente do PSB de São Caetano Alessandro Leone também não vê com bons olhos a reforma. “Eles estão agindo de acordo com as necessidades atuais, não futuras.” Segundo Leone, o financiamento público vai facilitar para partidos menores, mas não vai servir para nada. “Só vai agravar a crise administrativa”, ressaltou.

O projeto ainda institui o voto de legenda em listas partidárias, o fim das coligações proporcionais e a criação das federações partidárias. A lista pré-ordenada de candidatos por partido nas eleições proporcionais é uma novidade no Brasil. Se aprovada, a partir de 2006, o eleitor não poderá mais votar num candidato específico para o cargo de deputado estadual ou federal.

Será preciso votar numa lista elaborada pelo seu partido, que definirá a ordem dos eleitos para as Assembléias Legislativas e para a Câmara dos Deputados. Para o presidente do PSB de São Caetano, as listas fortalecem os partidos, mas desestimulam os políticos. “Não sou a favor disso”, frisou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;