Setecidades Titulo Sol apareceu
Desfiles cívicos tomam ruas de três cidades da região

Com Sol, Santo André, São Caetano e Diadema celebram os 197 anos da independência do Brasil

Vinícius Castelli
DGABC
07/09/2019 | 11:47
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Santo André, São Caetano e Diadema comemoraram os 197 anos da Independência do Brasil com desfiles cívicos. Depois de vários dias de chuva e frio o Sol resolveu aparecer e animou as pessoas a saírem de casa para celebrar a data.


Em Santo André a festa foi proporcionada por alunos de 40 creches, 51 Emeiefs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental), 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André), EJA (Educação de Jovens e Adultos), educação inclusiva e Emea (Escola Municipal de Educação Ambiental) Parque Tangará - Parque Escola e Sabina Escola Parque do Conhecimento, e aconteceu na Avenida Firestone, no trecho entre a Avenida Santos Dumont até a Queirós dos Santos.

O público tomou conta do local. De acordo com a Prefeitura, “entre público e participantes, cerca de 7.000 mil pessoas, além de 20 entidades assistenciais e 70 veículos”. Autoridades civis e militares também compareceram ao evento. Ainda marcaram presença a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Escola Estadual Professor Antonio de Campos Gonçalves, Faculdade Anhanguera, Secretaria de Esporte e Prática Esportiva, Escola Estadual Luiz Martins, Instituto Amigos da Beata Catarina e Judite Cittadin, Instituição Assistencial Casa do Caminho Ananias, Instituição Assistencial e Educacional Dr. Klaide, Movimento Escoteiro e Insanos Moto Clube.


O ponto alto ainda ficou com a presença do Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Civil, Polícia Militar, Samu, Defesa Civil, Tiro de Guerra, Associação dos Reservistas do Exército Brasileiro e Associação dos Ex-combatentes do Brasil – seção do ABCDMRR.


O Prefeito Paulo Serra (PSDB) agradeceu a quem compareceu e festejou a retomada do evento na cidade. “Quero agradecer a presença da Banda Lira de Santo André e ao Coral”, disse.


Em São Caetano também houve celebração. Cerca de 12 mil pessoas compareceram ao evento realizado na Avenida Presidente Kennedy. Além de alunos de  escolas municipais, passou pelo desfile a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Caetano. A GCM (Guarda Civil Municipal) desfilou com 40 viaturas. Já a Polícia Militar, com 15. O Corpo de Bombeiros compareceu com três veículos.


Assim como em Santo André, o evento contou com autoridades civis e militares. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) ressaltou que o desfile, no município, tem tradição de anos. "É quase automatizado. Temos boa adesão da sociedade", afirmou. Segundo ele, a data serve como momento para reflexão do povo e do governo. "E neste ano não será diferente", ressaltou.


Rita de Cassia Manzano, 34, compareceu com a filha Beatriz, 6. Segundo ela, é importante ensinar às novas gerações sobre a importância de fortalecer esse tipo de evento."Ela estuda na rede municipal e veio desfilar. O evento está muito bem organizado", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;