Esportes Titulo Corrida
Treinar muito é
prejudicial, avalia
especialista

Atletas precisam separar tempo para descanso e revelar caso sintam dores acima do normal

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
28/05/2013 | 07:34
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O segredo para obter bom resultado em corridas de rua é treinar ao máximo, certo? Os especialistas discordam e chamam atenção para síndrome cada vez mais comum: o overtraining. Trata-se de excesso de treino, que produz efeito contrário ao desejado e nos estágios mais elevados pode afastar a pessoa das atividades por longo período.

“Se o atleta acusar overtraining corre risco de lesões musculares sérias, como ruptura da musculatura, capazes de o afastar por seis meses. Além disso, os treinos, por maiores e repetitivos que sejam, começam a produzir efeito contrário, ou seja, o rendimento cai ao invés de evoluir”, explica o mestre em fisiologia pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) Vladimir Modolo.

Segundo o especialista, os primeiros sintomas de excesso de treinamento é a dor exagerada. Vladimir explica que o comum é sentir desconforto muscular por 12 horas. “Se exagerar muito, a dor pode chegar a 24, mas tem que sumir em 48. Se ainda tiver desconforto após esse período, alguma coisa está errada. O problema é que alguns atletas não dão nem tempo para essa avaliação e acumulam treino sobre treino”, ressalta.

O diagnóstico mais eficiente de overtraining é obtido após exame de sangue, capaz de medir o nível de cortizona e a testosterona, no caso dos homens. “O desequilíbrio hormonal mostra que o atleta não está treinando de forma saudável e corre risco. Nos casos mais extremos, o problema pode causar fragilidade nos ossos e gerar fraturas. Por se tratar de corredores, a tíbia, por suportar o forte impacto, é a parte mais atingida”, enfatiza Vladimir.

 

Essas recomendações servem para os atletas que vão aos parques da região em busca de condicionamento para disputar o 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, evento promovido pelo Diário , com apoio do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, e organizada pela Federação Paulista de Atletismo, que começa dia 16, em São Caetano (leia ao lado)

Inscrições promocionais para circuito terminam no dia 12

Terminam no dia 12 as inscrições com preço promocional para as sete etapas do 1º Circuito Popular de Corrida de Rua do Grande ABC, promovido pelo Diário, que começa dia 16, em São Caetano. O atleta que optar por essa alternativa paga R$ 100, enquanto cada etapa custa R$ 20.

Cerca de 1.000 pessoas já se inscreveram. O atleta pode garantir vaga no www.dgabc.com.br e no www.ativo.com ou retirando ficha no Diário, à Rua Catequese, 562, bairro Jardim, em Santo André.

Depois de São Caetano, a competição, que faz parte das comemorações pelos 55 anos do Diário, passa por Rio Grande (7/7), Mauá (11/8), Ribeirão Pires (15/9), São Bernardo (13/10), Diadema (10/11) e Santo André (1º/12), com a largada às 8h.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;