Setecidades Titulo Comemoração
Mulheres disseminam o bem na região

Vanessa de Oliveira
Do Diário do Grande ABC
08/03/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Aline Pietri/DGABC


No cotidiano, a mulher, que hoje celebra o seu dia, é profissional, dona de casa, amiga, mãe e esposa. Mesmo com tantos papéis a exercer simultaneamente, algumas dedicam grande parte do tempo a amparar e apoiar pessoas que não conhecem, mas que passam por situações difíceis na vida, como a luta contra o câncer, por exemplo.

Em Mauá, não apenas uma, mas 40 mulheres formam, desde 8 de março de 2005, a Refema (Rede Voluntária Feminina de Combate ao Câncer Mauá), organização sediada na Vila Bocaina. Lá, 50 pacientes que enfrentam a doença têm, além de auxílio psicológico e jurídico (quando precisam entrar na Justiça para conseguir algum remédio), cestas básicas mensais, leite, complemento alimentar, fraldas, medicamentos manipulados e muito, muito carinho. “Essa doença marca, choca, e a gente poder dar uma palavra carinhosa, uma ajuda mínima que seja, nos faz sentir muito bem”, fala a presidente do grupo, Nancy Targa, 69 anos.

Maria José dos Santos é uma das pacientes atendidas pelo Refema. A mulher, que não sabe a idade, mora em Ribeirão Pires e sofre com câncer de garganta que já a fez perder a visão de um olho e a audição de um ouvido. Todo o sofrimento parece passar ao sentir o abraço das voluntárias. “Elas me ajudam muito, me dão força para continuar.”

O pequeno Allan Martins de Lima, 10 anos, passa desde os 2 por tratamento contra a leucemia. A cada vez que vai ao Refema, leva para casa grandes lições de vida. “Elas ajudam muito com conselhos. Um dos que mais me marcaram é para que sempre veja o lado bom da vida.”

No Grande ABC, as mulheres se unem também para difundir a prevenção e o enfrentamento à violência. É com esse objetivo que, há 14 anos, a Proleg (Promotoras Legais) de Santo André oferece, gratuitamente, cursos de formação PLP (Promotoras Legais Populares). Realizada anualmente e com duração de nove meses, a preparação capacita lideranças comunitárias para o trabalho voluntário na defesa e disseminação dos direitos humanos. “É uma semente que plantamos hoje para ter uma sociedade mais aberta amanhã. Colocamos na frente da mulher a opção e a informação certas para que ela vá em busca dos seus direitos”, salienta a presidente da Proleg, Maria Aparecida Bernardo da Silva, 44.

Ainda na cidade andreense, o combate à violência doméstica tem mais um time. No Centro de Referência da Mulher Vem Maria, no bairro Jardim, equipe trabalha no acolhimento de vítimas e atua intensamente para que esse ciclo seja rompido. Só neste ano, foram atendidas, até o dia 4, 143 vítimas, sendo 29 casos novos. “Acalmar essa mulher é um desafio e tanto. Quando ela nos conta a sua história, a gente avalia o que é prioridade, o que precisa ser repensado, para poder dar o caminho no qual ela pode encontrar uma saída. Mostramos que isso não é um problema individual”, diz a psicóloga Jane de Melo.

Cláudia (nome fictício), 30, sofreu por sete com a violência física e psicológica praticada pelo ex-companheiro, que era dependente químico. No ano passado, chegou ao Vem Maria com o coração e a alma despedaçados. O apoio que encontrou nas mulheres que prestam o atendimento a fez renascer. “Antes não via saída, mas com elas recebi direção, segurança e, principalmente, esperança. O choro foi diminuindo, o sorriso aumentando e, agora, resgatei a pessoa alegre que parecia ter deixado de existir.”

PROGRAMAÇÃO

Municípios da região celebrarão hoje o Dia Internacional da Mulher com diversos eventos. Em São Caetano acontecerá a segunda edição da caminhada em homenagem ao sexo feminino. A saída está programada para as 9h, na Avenida Presidente Kennedy, 2.300. O percurso tem cinco quilômetros.

Diadema promoverá variadas atividades, como aula aberta de zumba, apresentações de danças e realização de testes de diabetes e pressão arterial, a partir das 9h, na Praça Lauro Michels, no Centro.

Em Ribeirão Pires, as mulheres poderão comemorar seu dia na Praça Central, com show gratuito. Entre as atrações, o cantor Edu Camargo, que participou da 3ª edição do The Voice. A apresentação acontecerá às 20h.

Já amanhã, em Santo André, a Comissão da Mulher Advogada da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entregará uma lembrança a cada jurista que comparecer à sala da entidade, no Fórum da Praça Quarto Centenário, a partir das 12h30, em comemoração à data. No dia 26, às 19h, será realizado, também pela comissão, evento com palestras, homenagens, sorteio de brindes e coquetel na Casa da Advocacia, localizada na Avenida Portugal, 233.

Monja Coen dá aula de meditação

Quem passou pelo Parque Ipiranguinha, em Santo André, na manhã de ontem, desfrutou de tranquilidade além do habitual. Em comemoração ao mês da Mulher, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) realizou atividade de meditação com a monja Coen, umas das fundadoras da Comunidade Zen Budista do Brasil.

Aproximadamente cem pessoas participaram da ação, e nem a chuva fina que começou pouco depois do início da aula afugentou o público.

A aposentada Fátima da Silva, 62 anos, que faz caminhadas diárias pelo espaço verde, estava animada em conhecer a prática da meditação. “Vou fazer pela primeira vez. Estou curiosa, mas tenho certeza que será ótimo, pois relaxando a saúde melhora”, falou.

A atividade traz diversos benefícios, sendo eles físicos, mentais e espirituais. “A meditação promove a consciência do momento presente, por meio da respiração que oxigena melhor todas as células do corpo e da mente, para assim poder agir no mundo de forma coerente”, explicou a monja Coen. “Não é uma coisa que afasta e separa da realidade, pelo contrário, é o que coloca a pessoa no meio dela, mas consciente de forma a não ser manipulada por ninguém e nem manipular o próximo”, concluiu. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;