Cultura & Lazer Titulo Fórmula 1
Alonso vence GP da China e embola Mundial

Piloto põe fim a jejum de 12 provas;Massa é o 6º

15/04/2013 | 07:24
Compartilhar notícia


Fernando Alonso enfim acordou na temporada 2013 da Fórmula 1. Depois de conseguir um segundo lugar na estreia do campeonato e ter abandonado a prova da Malásia, o piloto da Ferrari faturou a primeira vitória da equipe de Maranello no ano ao chegar na frente no Grande Prêmio da China, realizado na madrugada de ontem em Xangai. Felipe Massa, após vislumbrar o pódio, só chegou em sexto.

Com a melhor estratégia, Alonso superou o finlandês Kimi Raikkonen e o pole Lewis Hamilton para enfim entrar na briga pelas primeiras posições do campeonato.

O triunfo levou o ferrarista aos 43 pontos, para o terceiro lugar na tabela, ultrapassando Massa - quinto, com 30. O espanhol está atrás do tricampeão Sebastian Vettel, (52), e de Raikkonen (49). Os três primeiros são justamente os vencedores das três etapas da temporada realizadas até agora.

Alonso entrou na briga pelo campeonato ao fazer a opção mais acertada na escolha dos pneus. Antes da prova, havia a expectativa sobre a estratégia arriscada de Vettel, que poupou os compostos no treino classificatório para largar com os médios. O espanhol, por sua vez, largou com macios, assim como Kimi Raikkonen e Lewis Hamilton.

Fernando Alonso largou bem, assim como Felipe Massa. Ambos deixaram Hamilton para trás no início e o espanhol assumiu a liderança logo na quinta volta. Vettel, que largou em nono, já aparecia em sétimo. O cenário, porém, mudou com a primeira rodada de pit stops para troca de pneus.

Vettel e Button, dois dos pilotos que largaram com compostos médios, não pararam e saltaram às primeiras posições, enquanto Alonso foi para o pelotão intermediário. Na 24ª volta, Vettel galgou o primeiro lugar, acompanhado de perto pelo piloto da McLaren.

Mas Alonso iniciou a reação e não demorou para encostar nos líderes da prova. Na 30ª volta, conseguiu fazer a ultrapassagem sobre o alemão da Red Bull, exibindo melhor desempenho com sua Ferrari. O atual tricampeção mundial precisou parar nos boxes para trocar os pneus e perdeu mais posições. Caiu para quarto, mas nas últimas voltas tirou a diferença para Hamilton e chegou apenas 0s2 atrás do britânico.

O outro piloto da Red Bull, o australiano Mark Webber, teve destino menos feliz. Após largar em último por problema no sistema de combustível durante o treino, ele se chocou com Jean-Eric Vergne, da Toro Rosso, e viu sua prova acabar ainda na 18ª volta, encerrando um fim de semana decepcionante.

A próxima etapa da Fórmula 1 será disputada no domingo. O Grande Prêmio do Bahrein ocorre no Circuito de Sakhir, no dia 21.

Brasileiro culpa pneus por falta de ritmo na etapa chinesa

Felipe Massa teve início de corrida promissor em Xangai e saltou do quinto para o terceiro lugar na largada. Com bom desempenho, ultrapassou Hamilton e partiu para a briga pela liderança com Fernando Alonso ainda nas primeiras voltas. Mas, a partir do primeiro pit stop, perdeu ritmo e ficou para trás, até terminar em sexto.
A explicação para tal mudança, segundo o próprio piloto, está nos pneus. "Tive problemas com os pneus dianteiros, o graining, o famoso macarrãozinho. Do jeito que eu guio, o graining ia aumentando e o pneu não limpava", justificou.

O graining é a sobra de borracha formada a partir do atrito do pneu com o solo. Ao se acumular, reduz a aderência do composto com o chão e diminui a velocidade do carro. O problema teve início quando Massa trocou os pneus macios por médios antes mesmo da décima volta.

Apesar das dificuldades, Massa somou pontos para continuar na briga pelas primeiras posições do campeonato. Ele ocupa o quinto lugar do Mundial de Pilotos, com 30 pontos, três a menos do que Alonso.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;