Setecidades Titulo
Estado inicia semana de prevenção da doença
Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
24/05/2011 | 07:12
Compartilhar notícia


Começou ontem a Semana Estadual da Esquistossomose, que irá mobilizar 5.000 unidades de Saúde nos municípios paulistas. O mutirão de combate à doença segue até sexta-feira, inclusive no Grande ABC. O objetivo é erradicar a transmissão até 2015.

Durante a semana, os municípios irão desenvolver atividades educativas e oferecer exames à população. Os pacientes diagnosticados serão tratados gratuitamente, com prescrição de antiparasitário. A doença, também conhecida como barriga d'água, é causada por um parasita. A transmissão depende da existência de espécies de caramujos em rios, lagoas, córregos, represas e mangues, entre outros locais contaminados por esgoto sem tratamento.

No Grande ABC a incidência da doença é baixa. Mauá não tem focos identificados da esquistossomose. No entanto, foram registrados dez casos importados de outras cidades em 2010 e três até maio de 2011.

Em Santo André foram diagnosticadas quatro pessoas no ano passado e uma neste ano. Em São Bernardo foram 26 em 2010 e três neste ano. Todos os casos foram contraídos fora das cidades.

São Caetano e Diadema não registraram casos da doença no período. As demais prefeituras não informaram.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;