Economia Titulo
Aperto monetário chinês afeta exportação do Brasil
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
11/01/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


As medidas de aperto monetário tomadas pela China podem prejudicar a exportação brasileira. Entre as preocupações do país oriental estão a elevação da inflação ao consumidor, que como ocorrido no Brasil, foi liderada pela alta dos alimentos; o aquecimento do mercado imobiliário e o ritmo de crescimento do crédito bancário. Esta é a conclusão do desenvolvimento do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social).

Sob responsabilidade do gerente da APE (Área de Pesquisas Econômicas do BNDES), o economista Gilberto Borça Júnior, o documento aponta que 18 instituições privadas internacionais preveem que a taxa de crescimento da China em 2011 atingirá, em média, 9%.

E o governo chinês deve continuar tomando medidas para conter sua expansão econômica a fim de evitar bolhas, seguindo o que fez em 2010.

No entanto, se o país oriental reduzir o seu ritmo de crescimento, consequentemente, diminuiria sua demanda por commodities (matéria-prima negociada em grandes lotes, como soja). Isso proporcionaria tendência de acomodação nos preços dos principais produtos básicos negociados e queda na demanda.

Segundo o documento, este fato poderia gerar efeitos negativos para o comércio exterior do Brasil, que tem se caracterizado tanto pelo aumento dos preços no mundo, quanto pela quantidade demandada de commodities.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;