Internacional Titulo
Aviação dos EUA iria bombardear hotel em Bagdá, diz repórter
Da AFP
22/04/2003 | 21:58
Compartilhar notícia


O tanque americano que abriu fogo contra o hotel Palestine de Bagdá no dia 8 de abril, matando dois jornalistas, havia solicitado ajuda à aviação para que o local onde se hospedava a imprensa internacional fosse bombardeado, afirmou nesta terça-feira um jornalista do canal estatal alemão ZDF, testemunha dos fatos.

"O comandante do tanque pediu o apoio da aviação, mas não sabia que se tratava de um hotel", declarou o jornalista Ulrich Tilgner. Porém, um repórter americano que acompanhava as tropas de seu país lhe informou que o hotel estava ocupado pelos jornalistas e o ataque aéreo foi suspenso, acrescentou Tilgner, que voltou à Alemanha procedente de Bagdá.

Os americanos informaram que se sentiram ameaçados por franco-atiradores iraquianos que teriam encontrado refúgio no hotel Palestine. No entanto, nenhuma informação permitiu a comprovação dessas afirmações.

Um câmera ucraniano da agência Reuters e outro espanhol do canal Telecinco morreram, enquanto outros três jornalistas da Reuters ficaram feridos no ataque.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;