Economia Titulo
Produção industrial de novembro cresceu 0,8%
Do Diário OnLine
05/01/2007 | 10:21
Compartilhar notícia


A produção industrial brasileira de novembro registrou crescimento de 0,8% em relação a outubro, acumulando uma expansão de 3,1% nos primeiros 11 meses do ano passado, segundo números divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi o segundo mês seguido de crescimento. No confronto com novembro de 2005, a expansão foi de 4,2%.

O aumento de 0,8% observado em novembro fez com que o patamar de produção alcançasse o seu nível recorde. Dos 23 ramos que têm séries ajustadas sazonalmente, 14 tiveram crescimento, sendo particularmente significativa a influência de refino de petróleo e produção de álcool (4,6%), que voltou a crescer após quatro taxas negativas consecutivas e uma perda acumulada de 9,5%.

Também se destacaram os ramos de outros equipamentos de transporte (10,1%); bebidas (4,9%); outros produtos químicos (1,8%); e indústria extrativa (2,2%). Por outro lado, as principais pressões negativas vieram de veículos automotores (-1,0%); metalurgia básica (-0,7%); perfumaria, sabões e produtos de limpeza (-1,4%); e vestuário (-2,1%).

Ainda na comparação com outubro, o setor de bens de capital (2,2%) sustentou o maior ritmo de crescimento entre as categorias de uso, superando dois meses consecutivos de queda, quando acumulou uma perda de 2,4%. A produção de bens intermediários (1,6%), segmento de maior peso na estrutura industrial, também ficou acima da média global (0,8%). Já os segmentos de bens de consumo, tanto os duráveis (-0,1%) como os semi e não-duráveis (-0,6%), tiveram decréscimo, após registrarem taxas positivas em outubro (3,7% e 0,4%, respectivamente).

Segundo o IBGE, os índices de novembro de 2006 reforçam os sinais de discreta recuperação no ritmo da atividade fabril.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;