Setecidades Titulo Em assembleia
Professores da Fundação
Santo André suspendem greve

Por 17 votos a favor e 10 contra, docentes encerram paralisação ativa desde 13 de dezembro

Bia Moço
Do Diário do Grande ABC
01/02/2019 | 19:58
Compartilhar notícia
Banco de Dados


 Por 17 votos a dez, os professores da FSA (Fundação Santo André) decidiram nesta sexta-feira (1º), durante assembleia, encerrar greve que perdurava desde 13 de dezembro. De acordo com docentes ouvidos pelo Diário, sem a paralisação das atividades acadêmicas, eles acreditam perder força na ''luta'' travada conta a reitoria, chefiada por Francisco José Santos Milreu.

A principal suspeita dos dez que votaram à favor da permanência da greve é a de que os demais colegas possam estar sofrendo pressão por parte da administração da Instituição de Ensino Superior, já que aulas começam na próxima semana. A motivação da paralisação foi por conta dos proventos atrasados, além do 13º integral e pagamento mensal do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Trabalho). Além disso, os professores pediram à reitoria que fizesse a reintegração de 35 profissionais demitidos, por e-mail, no dia 21 de dezembro. Nenhuma das demandas foi atendida.

O corpo docente afirma ainda que a reitoria disse que só apresentaria negociação dos salários em março e que não reintegraria os profissionais. Além disso, Milreu explicou que não suspenderá o processo de sindicância, que ainda apura a situação documental de 40 docentes.

O reitor, entretanto, foi o motivador da investigação e admitiu ao Diário, no ano passado, que não prestou concurso público para seu ingresso na FSA – o que é proibido por lei. Ele não está entre os desligados, tampouco entre os nomes que ainda estão sob averiguação. A instituição afirma que o docente apresentou papelada, em junho, que comprova sua aprovação pública, entretanto, o reitor se recusa a divulgar os documentos.

Os docentes preveem ainda pedido de cassação do mandato de Milreu e de seus subordinados, dando espaço a nova votação para administrar a FSA. Por esse motivo, na próxima quinta-feira (7), os docentes planejam pedir horário na Tribuna Livre da Câmara Municipal com intuito de manifestarem seus problemas ao poder legislativo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;