Política Titulo Alencar de saias
Aliados do PT indicam Oswana como vice de Carlos Grana
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
23/06/2012 | 07:36
Compartilhar notícia


Em anúncio ontem de apoio oficial ao pré-candidato ao Paço de Santo André pelo PT, deputado Carlos Grana, PR e PRP indicaram a empresária Oswana Famelli para ocupar o posto de vice na chapa majoritária oposicionista. O fato de ser mulher e ligada ao setor empresarial foi fator predominante para a escolha, atingindo critérios estipulados pelo diretório petista, que homologará a dobrada na segunda-feira, em convenção.

A definição receberá a batida de martelo pelos demais aliados (PPL, PSD, PCdoB, PP e PHS) pelo perfil perseguido pelo PT em encontrar um nome próximo ao que agregou José Alencar ao então questionado, principalmente na classe média, candidato ao Palácio do Planalto Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo petistas, nos bastidores, Oswana encaixa nesse panorama, com inserção num eleitorado diferente ao alcançado por Grana, ligado ao sindicalismo.

Com integrantes da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), OAB e Rotary, o evento demonstrou unidade em torno de Oswana, hoje dirigente da AESP-ABC (Associação das Escolas Particulares do Grande ABC). A educadora, também vice-presidente da Acisa, afirmou estar honrada diante da confiança depositada pela coligação. "Estou disposta a contribuir e retribuir a manifestação num projeto de governo."

Então selecionado pelo PR, o empresário Mário Camargo abriu mão de entrar no páreo. O republicano avaliou que a retirada se deu pela plataforma dialogada com a executiva do PT em viabilizar nome único da parceria. "A Oswana tem atuação na Acisa, além do eleitorado feminino na cidade de 52%. Agora a prerrogativa fica com o PT."

Para o presidente do PRP, José Evangelista, esse entendimento é oriundo de estudo realizado pela coligação. "Por isso ganhou esse respaldo." Vice-presidente do PR, José Batista Gusmão disse a indicação não está condicionada a nada. "Estamos querendo fazer política nova. A escolha veio para evitar de qualquer forma ir para disputa. Esperamos o mesmo (dos aliados)."

A direção do PT se reunirá amanhã para votar o pleito sobre o nome de Oswana e depois com todos os partidos da coligação na segunda-feira. Grana demonstrou satisfação com a construção da indicação, descartando chance de adiar a convenção. "Sempre buscamos esse caminho de consenso progressivo."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;