Memória Titulo Coluna
Meu carro é verde claro. É domingueiro, sim senhor! Gosta de passear em São Caetano. E tem uma linda história.

Esta é a história de um Vectra 1998, modelo 1999. De rodagem nestes anos todos, só 17 mil quilômetros. É filho de São Caetano. Por onde passa, é só alegria.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
17/03/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


Elson José Braz é de Itajobi, interior de São Paulo. Veio para São Caetano em 1971. No ano seguinte ingressou na General Motors. Tinha 20 anos de idade. 

Foi funcionário da multinacional americana durante 35 anos, até se aposentar: 30 anos na Tapeçaria, cinco anos na Avaliação de Ruídos, na pista interna da GM.

Seu sonho de comprar um Vectra do ano vem recheado de minúcias. Elson ajudou a fabricar o seu carro. Escolheu a cor – verde esquadro, bem clarinho, cor só aplicada em 1998: nenhum outro veículo teve essa cor nos anos seguintes.

Elson, atuando na linha de montagem, também escolheu cada peça do seu Vectra. Sabia a hora que o veículo seria produzido, quando entraria na linha. Anotou o numero do chassis, fez o pedido, e foi buscar o seu carro na revendedora, a Disbrasa, na Mooca, em São Paulo.

E nasceu o seu GLS 2.2, 8 válvulas: “Antes do veículo deixar a fábrica, acompanhei todas as revisões”.

Elson José Braz desde sempre ama o Vectra como a um filho; o viu nascer, se desenvolver, e hoje de 23 para 24 anos, o carro está perfeito, com pouco mais de 17 mil quilômetros rodados, peças todas originais – só trocou o escapamento. Até as velas são as mesmas.

- Só saio com o carro aos domingos. Ele é um verdadeiro domingueiro.

No dia a dia, Elson usa um segundo carro, um Corsa, também da GM. O Vectra é o seu xodó.

A FAMÍLIA

Elson José Braz veio solteiro do interior. Casou em São Caetano com Simone Maria Pereira Braz. O casal tem uma filha, Mariana. A família mora no bairro Santa Paula, ao lado da GM. Mas depois de se aposentar, Elson nunca mais foi à fábrica – “é norma da GM”.


Fotos: Antonio Devanir Leite (fotos e reproduções)

Frequentou o clube da GM até o clube fechar, na Avenida Goiás e na Estrada Velha. Quanto ao Vectra 1998, modelo 1999, já disse: é um filho. E do filho ninguém se separa.

O CARRÃO. Elson José Braz e o seu Vectra: o carro nasceu no crepúsculo do século XX, chega a 2022 todo original, cuidado pessoalmente e com todo carinho pelo dono.

DETALHES. O painel, a marca da quilometragem atual, a miniatura: Elson sabia a hora em que o Vectra seria produzido e quando entraria na linha de montagem

DIÁRIO HÁ MEIO SÉCULO

Sexta-feira, 17 de março de 1972 – Ano 14, edição 1794

DESTAQUE – Brasil ganha no Peru seu quinto título consecutivo de basquete feminino.

O penta sul-americano e o sétimo na história do torneiro, veio na final sobre a seleção da casa: Brasil 89, Peru 51.

As campeãs, com base nas atletas de Santo André e São Caetano: Odila, Elzinha, Norminha, Jacy, Delcy, Cleonice, Tereza e Valquiria.

1987 – Na abertura do Campeonato Paulista, Santo André recebe o Santos e ganha de 1 a 0, gol de Dicão. Mais de 17 mil pessoas no Bruno Daniel.

EM 17 DE MARÇO DE...

1917 – À meia-noite começava o marcha de resistência até Santos de um pelotão com 48 sócios do Tiro de Guerra 34, de São Bernardo, situado no Distrito de Santo André.

1922 – São Caetano EC tem nova diretoria: presidente honorário, Prudente Noel; presidente executivo, Ettore Lantieri; vice-presidente, Luiz Martorelli;

Diretores: Julio Marcucci, José Carrera, Armando Miazzi, Matheus Constantino, Luiz Braido, Américo Julians e Luiz Gambaro (procurador).

Capitães: Feliciano Capuano e Luiz D’Agostini.

Conselheiros: Francisco Paolilo, Francisco Prado, Francisco Garbelotto, Ferrucio Cavallari e Antonio Cavani.

Diretor cênico, João Fasani.

Médico: Dr. C. de Moura Baptista.

Farmacêutico: Décio Oliveira de Mattos.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

- No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Indiana.

- Hoje também é aniversário de Aracaju, capital de Sergipe, fundada em 17 de março de 1855. Indiana. Elevada a município em 1949, quando se separa de Presidente Prudente.

- Pelo Brasil: no Rio Grande do Norte, Equador; no Ceará, Guaiúba; e no Rio de Janeiro, Rio das Flores.

SANTOS DO DIA

- Gertrudes de Nivelles (626-659)

- Patrício (Escócia 385 - Irlanda 461). Foi bispo, levou o Evangelho à Irlanda e recebeu o título de apóstolo daquela nação. É também o padroeiro dos pastores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;