Memória Titulo Memória
Contos, poesias e memória

Tamises 12. Publicação da Academia de Letras da Grande São Paulo...

Ademir Medici
23/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Tamises 12. Publicação da Academia de Letras da Grande São Paulo. Edição da Prefeitura de São Caetano (Allprinte Editora, 2014). Vários autores. Contos e crônicas. Poesias. Homenagens póstumas a Marina Pacheco Rolim (ex-News Seller) e Mario Del Rey. E uma prestação de contas da academia pela sua presidente, Gioconda Labecca. José Bueno Lima focaliza o Cemitério dos Bexiguentos, que existiu no século 19 na Rua Alberto Benedetti – memória pura.

A ceia do passo lavrador. Livro de Mauricio C. Batista. Vencedor do Primeiro Prêmio Literário Narciso de Andrade. Ed. Costelas Felinas, 2010. Os editores destacam a poética concisa e depurada de Mauricio, que o levaram à premiação. Há memória na obra, como em Leitura obrigatória: “A lágrima é lente de ler a dor quando as lições da vida ficam escondidas no meio de anotações antigas”. Contatos: caixa postal 156, Centro, São Vicente (SP). CEP 11310-971.

Diarizando 1. Livro de Iracema M. Régis, de Mauá. Ed. Costelas Felinas, 2014. Dia a dia, ela cobre o período que vai de 7-8-1999 a 20-1-2000. Um projeto da Alpharrabio, desenvolvido por vários autores, e que vai chegando até nós. Haverá o volume 2, a partir de janeiro de 2000. Nas entrelinhas, coisas bem particulares da Iracema, que deixa pistas, só. Mas ela canta Mauá como poucos, mas não só. Quem quiser estudar a Mauá que se transforma, terá elementos neste livro. Há belas dicas de leitura: “Chegou o momento de ler Clarice Lispector...”. Contato com autora: caixa postal 102, Mauá (SP). CEP 09310-971. iracemamendes2011@bol.com.br .

Cabeça Ativa 27. Revista litero temática editada em São Vicente, com edição de Claudia Brino e Vieira Vivo. Tema da edição: Deus. São poemas e pensamentos ligeiros assinados por autores como Olavo Bilac e Edson Bueno de Camargo, o poeta de Mauá que acaba de nos deixar. Escreve Tanussi Cardoso: “...o poeta é só um homem dentro de Deus”. Próximo tema: noite. Contatos: caixa postal 156, Centro, São Vicente (SP). CEP 11310-971.

Para que nunca mais. Livro do Centro de Memória do Grande ABC, com o apoio das prefeituras de Santo André e São Bernardo e patrocínio do governo federal. Registra as falas dos participantes no evento Ditaduras no Cone Sul, 50 anos depois. Antes de tudo, um esforço pessoal do economista Cido Faria que escreve, em prefácio: “Não podemos mais dar as costas para a América Latina”. O mais legal é que Cido bate pernas por este Grande ABC velho de guerra, pela sua periferia, mas tem toda uma carga de experiência, e de resistência, por outros rincões, dentro e fora do país. Contatos: acorda.abc@gmail.com .

Santos do dia

- São João Câncio (1390-1473). Considerado um dos santos mais representativos e queridos da Polônia. É chamado de a glória da nação polonesa e o pai da pátria. Isso num país que sempre teve orgulho de sua fé no cristianismo e da fidelidade à cátedra de Pedro.

- Euniciano

- Mardônio

Marcelino Antonio Nicolau

Naturalidade – São Bernardo, 28-8-1964.

Pais – Benedicto Nicolau e Adeilda da Rosa Nicolau.

Ocupação – Ajudante geral.

História de vida – “Minha mãe me matriculou na escola quando eu tinha 7 anos. Mas não frequentava. Gostava de ir à feira para ganhar frutas e verduras. Quando adulto, retomei os estudos algumas vezes. A escola que me firmou foi a Emeb Cândido Portinari. Quando tinha 12 anos, houve uma desapropriação no local onde morava. Iniciaria um grande empreendimento por lá. Então, com o dinheiro que a família recebeu, compramos um terreno em Diadema. Foi aqui nesta escola que aprendi a ler e fazer contas. Já leio o itinerário dos ônibus.”

Diário há 30 anos

Domingo, 23 de dezembro de 1984 – ano 27, nº 5706

Manchete – PFL ainda não atrai políticos do Grande ABC

Grande ABC – Só comércio da região atende público hoje; 1.200 lojas confirmam abertura.

Rio Grande da Serra – Prefeitura fecha 1984 com deficit de 7%.

Música – Lira de Santo André estreia novo uniforme.

Em 23 de dezembro de...

1894 – Cento e vinte e quatro fabricantes de carvão da região enviam carta à Câmara de São Bernardo reclamando sobre o imposto excessivo cobrado. Alegam pouco lucro. O líder dos carvoeiros é Giovanni Suster.

1914 – A guerra. Da manchete do Estadão: “A guerra só terminará com a vingança do direito ultrajado, com a reconquista das providências francesas, da restauração da Bélgica e aniquilamento do militarismo prussiano”.

- Segue para a Estação de São Caetano o médico legista Marcondes Machado, a fim de autopsiar o cadáver de um homem esmagado por um trem da São Paulo Railway.

1924 – Rádio Clube de São Paulo realiza o primeiro dos seus grandes concertos, sob a direção do diretor artístico, maestro José Manfredini.

1934 – Inaugurada a Sociedade Rádio Atlântica, de Santos, PRG-5, 720 kcs, A Voz do Mar. Os jornais traziam a programação de emissoras como as rádios São Paulo, Cruzeiro do Sul, Educadora Paulista, Cultura, Record, Difusora, Hertz de Franca, Clube de Santos, Clube de Ribeirão Preto, Excelsior e Cosmos. No Grande ABC as primeiras três emissoras apenas seriam inauguradas na década de 1950.

- Amistoso no Parque Antarctica entre Corinthians 1, Palestra 0, marca a presença do andreense Begliomini, o Coco do Primeiro de Maio, que substitui Narciso na zaga Palestrina. Begliomini jogaria anos depois no próprio Corinthians. Foi das seleções paulista e brasileira, uma das glórias do futebol andreense.

Hoje

- Dia Nacional do Vizinho 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;