Memória Titulo
Em busca dos mais antigos assinantes

Quais são os mais antigos assinantes do Diário do grande ABC? São vários nomes individuais e de famílias, desde os tempos do semanário News Seller...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
08/12/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


Quais são os mais antigos assinantes do Diário do grande ABC? São vários nomes individuais e de famílias, desde os tempos do semanário News Seller, fundado em 1958. No início, o semanário era distribuído gratuitamente, num trabalho que envolvia os quatro diretores, funcionários e escoteiros de Santo André. Depois, foi lançada a primeira campanha de assinantes.

Hoje o desafio é descobrir os assinantes que se mantiveram fiéis ao Diário desde então. Sabemos de várias famílias cujos filhos seguiram o hábito dos pais e permanecem assinantes. Dos assinantes pioneiros, e sem uma pesquisa maior, podemos citar três nomes: Octavio de Oliveira, de Santo André, que foi o primeiro editor de Esportes do News Seller; Beltran Asêncio, fotógrafo de São Bernardo e que muito colaborou com o Diário desde o início; e Raimundo da Cunha Leite, vereador, prefeito de São Caetano e deputado federal.

A lista completa e científica está a ser elaborada. Para isso, contamos com duas fontes básicas: os arquivos do jornal e a colaboração dos próprios assinantes. Assinante amigo: escreva para nós, telefone, envie mensagens eletrônicas. Toda informação será aceita e catalogada.

GEISA LÊ O DIÁRIO. DEPOIS...

Focalizamos a história de um casal de Santo André, assinante do Diário desde a década de 1960: Nobara Apetissy Marino (cujos primeiros nomes significam grande chefe curandeiro da árvore sagrada), e Geisa Marino, da Vila Tibiriçá.

Pelos dados atuais, Nobara e Geisa são o assinante nº 28. Dona Geisa é professora aposentada. Quando lecionava, na Vila Guiomar, tomou conhecimento do Diário, por influência da colega Lourdes Gomes de Oliveira Cotarelli. Levou a notícia ao marido Nobara, então membro da Guarda Civil de São Paulo, e fizeram eles próprios a assinatura. Nunca mais deixaram de assinar o Diário.

Dona Geisa é quem apanha o jornal no portão logo cedo e faz a primeira leitura, começando pelos cadernos Setecidades, Esportes e Cultura & Lazer; Sr. Nobara lê o jornal de "fio a pavio", como diz, e gostou muito da reativação da página de Ciências. As filhas Estela e Myrella, que são professoras como a mãe, cresceram curtindo o Diarinho - dona Geisa guarda até hoje trabalhos escolares feitos pelas filhas com base no suplemento infantil do Diário caminho seguido pela neta Natália.

Na história familiar, Nobara e Geisa tiveram o seu Jubileu de Prata noticiado na Coluna Social, em 1991. E na cobertura da Copa da Alemanha (2006), Dona Geisa ganhou do Diário uma camisa canarinha. Nunca usou. Guarda-a como um troféu.

ALMANAQUE

Felício (ou Felice) Laurito

Nascimento: Ribeirão Pires, 8 de dezembro de 1896.

Vereador: 1929 a 1930.

Prefeito: 28-9-1933 a 15-2-1936; 16-8-1936 a 8-7-1938.

Partido: Constitucionalista.

Falecimento: Santos, 7 de dezembro de 1944.

Formou-se médico pela Faculdade de Medicina de São Paulo em 1925. Especializou-se em psiquiatria. Clinicou em cidades da Alta Araraquarense. Foi médico da SPR (São Paulo Railway) e da Pirelli. Presidiu o Ribeirão Pires FC.

MAUÁ & DIADEMA

Hoje é feriado em Mauá e Diadema; Mauá celebra oficialmente 55 anos de autonomia político-administrativa, enquanto Diadema festeja meio século. A história das duas cidades inicia-se no século 18.

Mauá pertencia a Santo André e Diadema a São Bernardo.

As duas cidades escolheram a data universal de Nossa Senhora da Imaculada Conceição para suas datas maiores.

EM 8 DE DEZEMBRO DE...

1944 - Governo do Estado entrega as chaves simbólicas aos novos municípios paulistas, entre os quais São Bernardo "do Campo".

1962- Inaugurada a fábrica da Scania-Vabis na Vila Euro, em São Bernardo.

1984 - Inaugurado o Estádio Municipal de Mauá.

Escritores

Santo André realiza hoje mais um encontro com os escritores do Grande ABC, cujo tema será Quatro dedos de prosa; sarau poético de Natal. Local: Biblioteca Nair Lacerda, junto ao Paço Municipal. Horário: 15h. Mais informações: bnlacerda@santoandre.sp.gov.br.

HOJE

Dia Nacional da Família, Dia da Justiça, Dia do Cronista Esportivo, Dia do Ciclista, Dia Nacional da Família, Dia dos Produtores de Rádio e TV e Dia de Iemanjá em São Paulo

Dulce & Emília Schoeps

O casal celebra hoje 60 anos de união. O casamento foi em 8 de dezembro de 1949, com celebração na igreja Nossa Senhora do Carmo, hoje Catedral do Grande ABC. Dona Dulce nascida em Ribeirão Preto; Sr. Emílio em Santo André.

O casal tem duas filhas, Denise e Elenice, esta casada com João Luiz; são quatro netos, Juliana, Mauricio, Ligia e Marina.

Há 60 anos, foram padrinhos do casal: Sadala Melhen e esposa; Luiz José Guedes e esposa.

Emílio Schoeps foi fundador e membro ativo do Câmera Clube de Santo André. Assinante do Diário desde os tempos do News Seller e colaborador de Memória.

SANTOS DO DIA

Imaculada Conceição, Edite, Lucila, Romário e Sabina.

A data em louvor à Imaculada Conceição remonta ao século 8 no Oriente. No Ocidente há notícia da festa na Inglaterra e na Normandia desde o século 9. Em 1854 o papa Pio IX proclamou como dogma de fé a Imaculada Conceição de Maria.

Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira dos Joalheiros. E de várias cidades, entre as quais Aracaju, Campinas, Capão Bonito, Franca, Mogi Guaçu, Salvador e Viamão (RS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;