Política Titulo
Candidato a vice de Garotinho treinou espiões na ditadura
Do Diário OnLine
04/05/2002 | 15:12
Compartilhar notícia


O candidato a vice de Anthony Garotinho (PSB) na corrida presidencial, o advogado Paulo Costa Leite, trabalhou 11 anos no Serviço Nacional de Informação (SNI) do regime militar. Entre 1973 e 1979, o ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi instrutor da Escola Nacional de Informações (Esni), setor do SNI responsável pela formação dos espiões que atuavam para o regime militar, segundo reportagem da revista Época.

Costa Leite, 53 anos, que colocou seus sigilos fiscal e telefônico à disposição das autoridades, evita falar sobre esse período de sua vida. “A partir de certo momento em minha carreira optei por não divulgar esses fatos por não julga-los importantes”, declarou à revista.

Como instrutor, de acordo com a reportagem, Costa Leite ensinava técnicas de análise de informação aos espiões. Ele não chegou a fazer parte de interrogatórios e a participar de operações de busca ou prisões dos chamados adversários do regime, mas orientava os que executavam esse tipo de serviço.

Durante o governo Figueiredo, o advogado foi promovido a assessor jurídico do ministro-chefe do SNI, general Octávio Aguiar de Medeiros. A informação foi confirmada pelo general Newton Cruz, que foi chefe da Agência Central do SNI.

Ainda segundo a revista, no período em que o candidato a vice de Garotinho esteve no SNI, ocorreu o aniquilamento de organizações armadas, como a guerrilha do Araguaia. Também foi nesta época que o jornalista Wladimir Herzog foi morto numa cela do Dói-Codi, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;