Internacional Titulo
Le Pen diz que vai recuperar o franco
Das Agências
02/05/2002 | 09:30
Compartilhar notícia


O candidato de extrema-direita à Presidência da França, Jean-Marie Le Pen, afirmou nesta quinta-feira que se for eleito vai levar tempo para conseguir "fazer o franco renascer" de forma que a moeda francesa não seja "atacada".

"Vamos recuperar nossa moeda nacional", já que "sem moeda nacional não há política orçamentária nacional possível nem política social", afirmou Le Pen à Radio França Internacional.

Mas o retorno do franco "levaria tempo", acrescentou. "Se sairmos amanhã do euro, o franco seria atacado e nós não queremos isso", declarou. "Levaremos um tempo (...) para fazer o franco francês renascer e reconstituir este elemento fundamental da independência política da França", afirmou Le Pen.

Quanto ao euro, "poderíamos perfeitamente conservá-lo como moeda comum, mas não como moeda única, forçada", declarou.

Na terça-feira, o especialista em economia da FN, Jean-Claude Martinez, declarou que "sair da zona euro seria uma besteira". Ressaltou que, em todo caso, poderia se restaurar o franco de forma simbólica.

O líder da Frente Nacional enfrenta o presidente Jacques Chirac no segundo turno das eleições presidenciais francesas no próximo domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;