Memória Titulo Memória
Pelos caminhos da Avenida Industrial

Começa a Semana Santo André 2015, já que amanhã a cidade comemora o seu aniversário...

Ademir Medici
07/04/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Começa a Semana Santo André 2015, já que amanhã a cidade comemora o seu aniversário oficial, reportando-se à data de 8 de abril de 1553, quando da oficialização da Vila de Santo André da Borda do Campo, de curtíssima duração – a vila de João Ramalho foi extinta em 1560, para ressurgir, como povoado da Freguesia de São Bernardo, a partir da passagem da estrada de ferro São Paulo Railway, esta inaugurada em 16 de fevereiro de 1867.

No início da Semana Santo André, apresentamos os nossos três primeiros orientadores: Mituo Teramae, Vitalino Vassoler e Raymond Felician Victor Devisscher. Os três são aposentados. Costumam se encontrar no Parque Celso Daniel, a poucos metros do espaço onde trabalharam.

Vassoler foi sócio-proprietário de uma fábrica de parafusos na Avenida Industrial que levava seu nome; Raymond atuou na área técnica da Fichet, empresa de capital francês, uma das pioneiras da via; e Teramae foi executivo da General Electric.

Como a grande maioria das antigas indústrias localizadas na Avenida Industrial, GE, Fichet e Vassoler encerraram atividades no espaço. Mas deixaram histórias saborosas que os nossos colaboradores lembram bem.

Percorremos, a pé, os três quilômetros e 400 metros da Avenida Industrial, a partir do terminal rodoviário central e até a sua bifurcação com as avenidas Dom Pedro II e Goiás, em São Caetano. E o que constatamos, e fotografamos, pode se dividir em duas partes: na primeira, até o Parque Celso Daniel, uma transformação completa da Avenida Industrial, com duas pistas modernas, grandes empreendimentos imobiliários e comerciais e uma fisionomia completamente diferente do cenário que Vassoler, Teramae e Raymond vivenciaram nos tempos em que seguiam para o trabalho.

Já na segunda parte da Avenida Industrial, a surpresa, pelo menos para nós, de constatar a presença de um novo parque industrial, infinitamente menor que o anterior e que mescla antigas fábricas – como a Labortex – e novas, em meio a instalações vazias e que se deterioram, como as do complexo Nordon.

Uma das empresas em plena atividade atua no ramo ceramista e oleiro. Isto mesmo, há uma olaria no centro urbano andreense neste ano de 2015. Seu forte é produzir blocos cerâmicos e canaletas na linha de vedação, mas também tijolos comuns e maciços, de 19x9x4 centímetros, a versão moderna das antigas olarias que povoaram não só Santo André, mas todos os demais municípios, de Diadema a Rio Grande da Serra, passando pela hodierna São Caetano.

Santos do dia

- São João Batista de La Salle (1651-1719).

Francês. Fundou a Congregação Irmãos das Escolas Cristãs

- Ursulina

- Guilherme de Scicli

Diário há 30 anos

Domingo, 7 de abril de 1985 – ano 27, nº 5793
Manchete – Ainda delicado estado de Tancredo

- Páscoa da esperança pela saúde do presidente, diz dom Claudio.

- Descartada nova cirurgia.

Editorial – Através da doença, o vínculo que faltava

Mauá – Voluntários aplicam novo método de ensino na favela do Macuco.

Em 7 de abril de...

1915 – Após uma estada de alguns meses em Santo André, segue de vez para Santos, onde reside, a família do coronel Francisco Martins dos Santos.

- A guerra. Do noticiário do Estadão: ‘Os franceses avançam na região de St. Mihiel.’

1930 – Localizado o corpo do pintor Francisco José Pereira, que desapareceu em março nas matas do Alto da Serra. Em companhia de amigos de São Caetano, eles puseram-se a caçar em 17 de março. Já nas matas, Francisco seguiu na frente do grupo e não mais retornou.

1970 – Instituto de Educação Américo Brasiliense, de Santo André, inaugura exposição sobre a industrialização.

- Maestro Américo Del Corto renuncia à presidência da Comissão Municipal de Cultura de Ribeirão Pires.

1975 – Instalada a Delegacia de Ensino Secundário e Normal de Santo André com abrangência sobre a linha que vai até Rio Grande da Serra. Como delegado, assume o professor Clovis Roberto dos Santos. A sede provisória localiza-se no Centro Educacional de Vila Guiomar.

Hoje

- Dia Mundial da Saúde

- Dia Nacional do Jornalista

- Dia do Médico Legista

- Dia Mundial contra o Tabaco

- Dia do Correto

- Dia da Rádio Patrulha

Municípios Paulistas

- Aniversariam hoje: Araçoiaba da Serra (1857), Jeriquara, Óleo (1917), Ribeirão Corrente e Torrinha (1922).  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;