Política Titulo Ao Consórcio
Câmara sinaliza apoio a retorno de S.Caetano

Parlamentares participaram de reunião que tratou do novo modelo de gestão do Consórcio

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
24/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Com a presença de 17 dos 19 vereadores de São Caetano em reunião, a Câmara sinalizou ontem apoio ao retorno da cidade para a composição do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Os parlamentares participaram do encontro organizado pelo prefeito de Santo André e presidente da entidade regional, Paulo Serra (PSDB), e também pelo chefe do Executivo são-caetanense, José Auricchio Júnior (PSDB).

A reunião ocorreu na presidência da casa, na presença do mandatário da mesa diretora, Pio Mielo (MDB). Agora cabe a Auricchio enviar projeto de lei à Câmara para que seja apreciado pelos vereadores em plenário. É preciso voto favorável de maioria simples para aprovação da matéria e, por consequência, o retorno para o colegiado de prefeitos.

“A Câmara abraçou claramente o debate. Vi que tinha ampla maioria dos vereadores presentes (na reunião). O presidente (do Legislativo de São Caetano, Pio Mielo) parece bastante convencido, assim como nosso líder de governo (Tite Campanella, Cidadania). Minha expectativa é clara quanto a isso”, sustentou Auricchio ao fim da apresentação. O objetivo do encontro foi sanar as dúvidas dos parlamentares quanto ao novo modelo de gestão do Consórcio.

O texto deve ser votado em sessão ordinária, na próxima terça-feira, segundo Pio Mielo. Para o presidente do Legislativo, assim que o projeto chegar à Câmara, a matéria será incluída na ordem do dia da casa.

“(Essa questão) Depende do Executivo. Se o projeto chegar ainda esta semana, leremos na última sessão do dia 30 (de abril), pediremos celeridade nas comissões para que já no dia 7 (de maio), na próxima reunião (do Consórcio), já esteja pautado em primeira e segunda votações”, pontuou o emedebista.

Presidente da entidade regional, Paulo Serra diz estar otimista com a possibilidade de todas as cidades voltarem a participar de forma efetiva – e com deliberação de voto – do Consórcio. Segundo análise do tucano, a próxima reunião do colegiado, no dia 7, já poderá contar com todos os prefeitos do Grande ABC. “Com retorno de Rio Grande da Serra, a deliberação otimista de São Caetano e com a discussão de Diadema, a gente volta com a integralidade (do Consórcio), que é fundamental para dar continuidade nas discussões de políticas públicas”, declarou.

São Caetano deixou a entidade regional em novembro de 2018 por meio de projeto protocolado na Câmara. Para o retorno, da mesma forma, é necessário que os vereadores avalizem o regresso ao Consórcio. À época da saída uma das alegações foi que a contrapartida em projetos não justificava o repasse. À frente do colegiado, Paulo Serra anunciou a redução do valor para 0,15% ante ao 0,17% que era cobrado. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;