Política Titulo Pesquisa
Maranhão ressalta empate técnico em Rio Grande
Lukas Kenji
do Diário do Grande ABC
23/07/2012 | 07:18
Compartilhar notícia


No sorriso estampado no rosto estava a satisfação de Gabriel Maranhão (PSDB) por estar tecnicamente empatado com o petista Claudinho da Geladeira (PT) no pleito rumo ao Paço de Rio Grande da Serra. Segundo pesquisa do Diário divulgada ontem, o tucano tem 32,1% das intenções de voto, contra 34,4% de seu adversário - a igualdade fica configurada pela margem de erro, de três pontos percentuais.

O indicado pelo prefeito Adler Kiko Teixeira achou o resultado positivo por ser sua primeira disputa eleitoral. "Isso mostra que nossa campanha está no caminho certo e não vamos mudar de estratégia", salientou o candidato, que segue a tática de visitar famílias de porta em porta.

Maranhão fez caminhada na feira central acompanhado de seu padrinho político, que também se disse satisfeito com outro foco da pesquisa: a avaliação de governo. Kiko registrou 72,8% de aprovação e afirmou que sua intenção é transferir a alta popularidade para seu afilhado. "O Maranhão teve participação fundamental na minha gestão, tem papel direto nos números positivos. A lógica é que estes resultados sejam transferidos para ele."

Os tucanos disputavam a atenção de quem passava pela feira com o adversário Nilson do Mercado (PCdoB). O encontro foi em clima cordial, com ambos ressaltando a democracia. Sobre as pesquisas, o comunista ficou feliz com a terceira colocação (9,8%). "Colocamos a campanha nas ruas recentemente. É um ótimo número", disse o comunista, que em contrapartida, demonstrou surpresa com o índice de 54,8% de rejeição a seu nome. O prefeiturável não soube creditar motivos ao dado.

A poucos metros de seus adversários, no comitê petista, Claudinho da Geladeira enaltecia com microfone em punho sua liderança nas pesquisas. Em evento que lançava oficialmente sua candidatura, o prefeiturável enalteceu sua preferência entre o eleitorado com renda familiar de até cinco salários mínimos. "Eu vim do povo, por isso eles têm identidade comigo", afirmou o petista. Dentro do estudo divulgado pelo Diário o vereador também lidera no eleitorado com nível de escolaridade até o ensino fundamental completo, com 36,4%. Gabriel Maranhão, por sua vez, tem maior aceitação de eleitores com nível superior completo, registrando 52,7%.

Apesar da última colocação nas prévias, Luiz Internet (PSDC) gostou dos 2,6% atingidos. O prefeiturável destacou que foi o último a entrar no pleito e acredita que deve subir nas próximas pesquisas. "O segredo da vitória é acreditar. Em outras eleições tivemos exemplos de candidatos que largaram atrás e foram vencedores. Estou confiante."

 

Presença de Suplicy ofusca discurso de Claudinho

O prefeiturável petista em Rio Grande da Serra, Claudinho da Geladeira, teve discurso abafado pela presença do senador Eduardo Suplicy (PT) na inauguração do comitê de campanha do partido.

Por volta das 13h, o vereador iniciou as falas para os mais de 200 militantes, mas foi ignorado quando Suplicy adentrou ao local, na região central da cidade. Muitos presentes esqueceram que o candidato do PT em Rio Grande da Serra discursava para tirar fotos e cumprimentar o cacique petista.

Ao assumir o microfone, Suplicy firmou apoio a Claudinho e aproveitou para sugerir um item a mais ao plano de governo: a promoção do Renda Mínima de Cidadania, programa de distribuição de receita à população, de forma igualitária - o senador já fez a proposta em Diadema, Santo André e São Caetano.

Ao deixar Rio Grande da Serra, por volta das 16h, Suplicy mostrou animação pelo fato de Claudinho ter atendido sua solicitação. "Minha missão já foi cumprida por ele ter incluso o Renda Mínima como programa de governo".

Segundo Claudinho, o senador não será o único ícone do partido a visitar a cidade. Presenças de ministros do governo de Dilma Rousseff já foram confirmadas como Miriam Belchior, de Planejamento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;