Internacional Titulo
Camponeses colombianos bloqueiam estrada
Das Agências
18/02/2001 | 14:27
Compartilhar notícia


Cerca de 6 mil camponeses bloqueavam neste domingo, pelo quarto dia consecutivo, uma estrada do Norte da Colômbia em protesto à projetada desmilitarização de uma área onde a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) quer realizar um diálogo de paz, desafiando uma ordem do governo à força pública para desalojar a rodovia.

Os camponeses se opuseram ao anúncio oficial e ameaçaram se armar caso o governo satisfaça a exigência do ELN de retirar as tropas dos municípios de San Pablo e Cantagallo (860km ao Norte de Bogotá, no caribenho departamento de Bolívar).

O ELN pretende realizar em Cantagallo e San Pablo uma convenção pela paz com a sociedade civil e um diálogo formal com o governo. Mas as comunidades que se opõem a essa medida alegam que os rebeldes vão se apoderar do território e a população civil ficará exposta às suas ações violentas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;