Internacional Titulo
Iraque teria desviado para seu exército ajuda enviada pela ONU
Do Diário OnLine
07/03/2002 | 08:30
Compartilhar notícia


A missão norte-americana das Nações Unidas mostrou nesta quarta-feira aos membros do conselho de Segurança imagens de satélite que provam, segundo indicou, que o Iraque desviou para o seu próprio exército veículos entregues por um programa humanitário da ONU.

Essas imagens, acompanhadas por fragmentos de vídeos e cenas feitas pela TV iraquiana, foram divulgadas aos membros do comitê de sanções que vigia a aplicação das medidas contra o Iraque após a invasão do Kuwait em 1990, um dia antes da reunião entre o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, e o ministro das Relações Exteriores iraquiano, Naji Sabri. Essas conversas devem se centrar no retorno dos inspetores de desarmamento da ONU ao Iraque, fato exigido pela comunidade internacional.

Robert Wood, porta-voz da representação americana nas Nações Unidas, indicou que o comitê pôde ver que centenas de caminhões, importados em virtude do programa Petróleo por Alimentos, foi "desviado e transformado para o transporte de artilharia pesada".

Segundo esta versão, alguns caminhões foram desmantelados para recuperar peças soltas, em particular de sistemas hidráulicos, que "possam servir para fabricar elementos de mísseis", declarou Wood a jornalistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;