Setecidades Titulo
Procon lança manual de compras em supermercados
Luciana Yamashita
Da Sucursal de Diadema
29/01/2008 | 07:12
Compartilhar notícia


Para orientar o consumidor na hora da compra em supermercados, o Procon de São Paulo lançou um manual com dicas de como economizar e adquirir produtos de qualidade.

“Não há fiscal melhor do que o próprio consumidor e queremos dar noções de direito do cliente. A dica principal é comparar os produtos de vários supermercados e dentro do mesmo estabelecimento também”, explica o diretor de fiscalização do Procon-SP, Paulo Arthur Góes.

Planejar a compra e reservar um tempo para escolher os produtos contribuem para a economia doméstica. Uma dica é não ir ao mercado com fome nem levar crianças, que podem ditar o consumo da família. “Quem planeja se dá bem, gasta menos e leva o que precisa. Em uma compra, pode não fazer diferença, mas dentro de um ano fará”, diz Góes.

Em relação à saúde, a recomendação é sempre verificar o prazo de validade dos produtos.

Alimentos que já saem de fábrica em embalagens padronizadas não podem ser vendidos de forma fracionada, pois as informações obrigatórias são registradas considerando o produto como um todo. Um exemplo são as embalagens de iogurte com seis unidades cada.

As informações prestadas ao cliente devem estar dispostas de forma clara e em português. O manual de compra nos supermercados pode ser acessado no site www.procon.sp.gov.br.

Dicas

-A principal dica é planejar e fazer as compras com tempo para comparar produtos;

-Preste atenção na data de validade das embalagens;

-Evite ir ao mercado com fome ou com crianças;

-Fique atento às estratégias de marketing, como produtos em corredores centrais, longe de outros do gênero;

-Verifique quem fabrica os produtos com a marca do supermercado. São os mesmos de marcas já conhecidas;

-Ao passar pelo caixa, observe se os valores registrados são os mesmos;

-Em alimentos embalados, verifique as informações do produto, as condições de armazenagem, o preparo e a conservação;

-Alimentos a granel devem estar protegidos de poeira e de insetos. O preço tem de estar claro e a pesagem deve ser feita diante do consumidor;

-Alimentos refrigerados e congelados devem estar em balcões frigoríficos secos e apresentar uma leve nuvem de frio. Não pode haver poças de água debaixo do balcão;

-O açougue não pode ter azulejos rosados ou luz vermelha, que mascara a cor da carne.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;