Internacional Titulo
Corpo de João XXIII será exposto na praça de São Pedro
Das Agências
31/05/2001 | 12:14
Compartilhar notícia


O corpo embalsamado do Papa João XXIII será exposto no próximo domingo na Praça de São Pedro, no Vaticano, durante uma missa que João Paulo II celebrará ante milhares de devotos do falecido Papa, proclamado beato em 2000, informou o cardeal Virgilio Noé, arcebipso da basílica vaticana, nesta quinta-feira.

O corpo de João XIII, protegido por um féretro de vidro antibalas e vestido com a batina pontifícia branca, um manto de veludo vermelho bordado, a pele de todo cardeal, seu chapéu pessoal de veludo, e o rosto protegido por uma máscara de cera, será exposto depois da cerimônia, sob o altar de São Gerônimo, na basílica de São Pedro.

O cardeal Noé confirmou que o rosto de João XXIII está intacto, 38 anos depois de suas morte, tal como constataram as testemunhas em 16 de janeiro, no curso do reconhecimento canônico do corpo.

Antes de morrer, João XXIII deixou instruções precisas sobre a questão, para evitar que se repetisse o que aconteceu com seu predecessor, Pio XII, cujo corpo mal embalsamado começou a se decompor antes das exéquias solenes na Basílica de São Pedro.

A última vez que um Papa foi exposto ante os fiéis foi há meio século, quando o corpo de Pio X foi transportado para Veneza, cidade de que foi patriarca até sua eleição, em 1903.

João XXIII, o 261º Papa da história e cujo nome era Angelo Giuseppe Roncalli, nasceu em 1881 e morreu em 1963, quatro anos e meio depois de sua eleição ao trono de São Pedro.

O Concílio Vaticano II, que foi convocado por João XXIII em 1962 e que se concluiu em 1965 sob o reinado de Paulo VI, marcou a história da Igreja católica do século XX.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;