Economia Titulo Indústria pneumática
Bridgestone dispensa 105 operários após alterar escala
Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
05/05/2016 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Menos de uma semana depois de alterar a jornada de trabalho, a fabricante de pneus Bridgestone cortou cerca de 105 funcionários da planta de Santo André. Quando a medida foi anunciada, no fim de abril, tanto empresa quanto o Sindicato dos Borracheiros da Grande São Paulo garantiram que não haveria demissões.

Em razão da queda na venda de pneus para montadoras, a companhia optou por paralisar a produção aos domingos. Para isso, a escala, que era de 6x2 (seis dias seguidos de serviço e dois de folga) passou para 6x1. Essa alteração fez com que o número de turmas de trabalho caísse de quatro para três. Inicialmente, a informação dada pela firma era de que os empregados do grupo extinto seriam diluídos entre os demais, de modo a não ter cortes.

Ontem, após o Diário confirmar as demissões, o presidente do sindicato, Marcio Ferreira, afirmou que os trabalhadores dispensados eram temporários. “Como negociamos contratos por prazo determinado, já estava acertado que, se não houvesse aumento na produção, não haveria renovação. Esse acordo foi feito justamente para preservar o emprego do pessoal contratado por tempo indeterminado”, comenta.

Em nota, a Bridgestone, que é detentora da marca Firestone, informou que, diante do cenário econômico desfavorável, “teve de tomar uma decisão difícil de não renovar os contratos vencidos dos funcionários que trabalhavam no regime de contrato por tempo determinado”, e que a medida foi “necessária para adequar o nível de produção à demanda atual do mercado”. A companhia não respondeu se fará mais cortes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;