Setecidades Titulo Covid-19
Estado volta para fase vermelha no Plano SP

Apesar da melhora, algumas regras da fase emergencial, como toque de recolher noturno, seguem vigentes

Vanessa Soares
Do Diário do Grande ABC
10/04/2021 | 09:04
Compartilhar notícia
DGABC


O governo do Estado anunciou ontem a progressão de todos os municípios para a fase vermelha do Plano São Paulo, que estabelece regras de convivência durante a pandemia, a partir de segunda-feira até 18 de abril. De acordo com o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), o esforço adotado nas últimas semanas começou a dar resultados e a decisão foi tomada na manhã de ontem após recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus. A fase emergencial estava em vigor desde o dia 15 de março com objetivo de frear o aumento de casos e mortes por Covid-19 e reduzir a sobrecarga em hospitais públicos e particulares, com término previsto para amanhã.

Com o retorno à fase vermelha, São Paulo volta a permitir a retirada de produtos pelo consumidor diretamente nos locais de venda, como comércios, restaurantes e outras atividades. O atendimento presencial e venda no local continuam proibidos em todos os estabelecimentos. Em Santo André, o horário permitido para delivery é até a meia-noite e para drive-thru e retirada, até as 20h. As outras cidades ainda não detalharam.

As lojas de construção, que são serviços essenciais, podem voltar a contar com atendimento segundo protocolos sanitários e de segurança. Também estão liberados os campeonatos esportivos profissionais, mas apenas após as 20h, além de reforço na testagem e normas mais rigorosas de controle para atletas e integrantes de comissões técnicas e arbitragem. Foram mantidos o toque de recolher noturno e o veto a celebrações religiosas coletivas. No Grande ABC, Santo André e São Bernardo adotaram o horário de toque de recolher noturno entre 22h e 4h, sem circulação de transporte coletivo no período estipulado.

O governo do Estado também segue com a recomendação de escalonamento de horários de entrada e saída para trabalhadores da indústria, serviços e comércio. Os horários indicados são das 5h às 7h para entrada e das 14h às 16h para saída de profissionais da indústria; entrada das 7h às 9h e saída das 16h às 18h para os de serviços; e entrada das 9h às 11h e saída das 18h às 20h para os do comércio. A recomendação de teletrabalho também continua para todas as atividades administrativas do setor público e da iniciativa privada. Todas as medidas visam a redução de circulação urbana e a queda no fluxo de passageiros do transporte público. As aulas presenciais voltam nas redes privadas já nesta semana (veja programação das cidades no quadro ao lado).

VACINAÇÃO
O governo do Estado de São Paulo também anunciou a antecipação da vacinação contra a Covid-19 para idosos de 67 anos. Inicialmente previstas para o dia 14, as doses começam a ser aplicadas na segunda-feira. Na região, Ribeirão Pires e São Caetano começam a imunização amanhã. Moradores de São Caetano precisam se cadastrar (coronavirus.saocaetanodosul.sp.gov.br). Santo André e São Bernardo já agendam a vacinação para essa faixa etária em seus sites (psa.santoandre.br/vacinacovid e (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus).

Diadema inicia a vacinação na segunda e Mauá, na quarta-feira. Não é necessário agendar. Rio Grande da Serra não respondeu até o fechamento desta edição. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;