Economia Titulo Otimismo
Especialistas preveem crescimento econômico
Pedro Souza
Do Diário do Grande ABC
27/01/2012 | 07:07
Compartilhar notícia


O País deverá passar por bons momentos econômicos nos próximos seis meses, é o que aponta pesquisa da Serasa Experian. E quem ganhará com isso serão as famílias, que terão chance de melhorar a qualidade de vida. O indicador de perspectiva econômica cresceu 0,2% em novembro, contra o mês anterior, a quarta alta consecutiva mensal.

O índice, publicado ontem, tem como objetivo antever como se comportará a atividade econômica nacional nos próximos seis meses. E seu resultado em ascensão é visto com grande chance de que o crescimento da economia caminhe para o mesmo sentido.

A alta de 0,2% aponta que haverá mudança na estagnação da economia observada durante a segunda metade de 2011 e a trajetória será de expansão neste primeiro trimestre, avaliou a equipe econômica da Serasa Experian.

"Para o consumidor esse resultado é positivo. Isso porque a geração de emprego continuará em alta, se a economia crescer. E os juros deverão continuar caindo, o que melhora as condições de consumo", avaliou o economista Luiz Rabi.

Os fatores que contribuíram para o resultado positivo são as medidas monetárias adotadas pelo governo federal, como a redução recente da taxa básica de juros, a Selic, e a reversão das medidas macroprudenciais e as mudanças fiscais, como a redução do Imposto sobre Operações Financeiras nos empréstimos aos consumidores e as desonerações de Impostos sobre Produtos Industrializados na linha branca. O impacto do aumento de 14,3% do salário-mínimo, que passou de R$ 545 para R$ 622, também terá contribuição positiva na economia, avaliaram os economistas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;