Internacional Titulo Eleições nos EUA
Obama oficializa candidatura defendendo 'sonho americano'

Senador aceitou nesta quinta a indicação do Partido Democrata para concorrer à presidência dos EUA

Da AFP
29/08/2008 | 00:24
Compartilhar notícia


Barack Obama aceitou nesta quinta-feira a indicação do Partido Democrata para concorrer à presidência dos Estados Unidos, com "muita gratidão e grande humildade", e prometendo defender o "sonho americano".

"Com uma profunda gratidão e uma grande humildade, eu aceito a nomeação para (concorrer) a presidência dos Estados Unidos", disse Obama em seu discurso para mais de 75 mil pessoas reunidas em um estádio de Denver (Colorado).

Obama começou agradecendo o apoio de sua adversária nas primárias democratas, Hillary Clinton, do ex-presidente Bill Clinton e do senador Ted Kennedy. Hillary e Bill Clinton, que bateram duro em Obama durante as primárias, fizeram apelos veementes pela união dos democratas em torno do senador negro, em seus discursos na convenção do partido.

"Esse momento - essa eleição - é nossa chance de manter vivo, no século 21, o sonho americano. Nós enfrentamos um desses momentos definidores - um momento em que nossa nação está em guerra, nossa economia está em turbulência, e o sonho americano foi ameaçado mais uma vez".

Segundo Obama, é o sonho americano "que sempre fez desse país um país diferente dos outros". "Se trabalharmos duro e fizermos sacrifícios, cada um de nós poderá atingir seu sonho e, além disso, unir-se à grande família americana para garantir que a próxima geração possa, por sua vez, perseguir esse sonho".

"É por isso que eu estou aqui esta noite. Porque, há 232 anos (em relação à independência dos Estados Unidos), a cada vez que esse sonho é ameaçado, homens e mulheres comuns, estudantes e soldados, agricultores e professores, enfermeiras e garis encontram a coragem de manter esse sonho vivo", acrescentou.

Obama garantiu que "como comandante-em-chefe, nunca hesitarei em defender esta nação, mas enviarei nossas tropas para arriscar suas vidas apenas para uma missão clara e com o compromisso sagrado de lhes fornecer o equipamento de que necessitam para lutar e o cuidado e benefícios que merecem quando voltarem para casa".

"Estamos aqui porque amamos muito esse país para deixar que os próximos quatro anos pareçam com os últimos oito. No dia 4 de novembro, temos de nos levantar e dizer 'oito, chega!' (em alusão aos anos do mandato de George W. Bush)."

"América, nós somos melhores do que o que aconteceu nesses últimos oito anos. Somos um país melhor do que isso", disse Obama sobre o governo de Bush.

McCain - Obama lembrou que seu adversário republicano, John McCain, votou (no Congresso) com Bush "90% do tempo". "O senador McCain gosta muito de falar de julgamento, mas, de fato, qual é o juízo de alguém que acha que Bush tem razão em mais de 90% das vezes? Eu não sei quanto a vocês, mas eu não estou pronto para lhe dar 10%".

"Não acho que o senador McCain queira ironizar sobre o que acontece na vida dos americanos. Penso simplesmente que ele não faz idéia. Senão, porque definiria a classe média como os que ganham menos de US$ 5 milhões por ano?", perguntou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;