Setecidades Titulo Educação
Estado autoriza retorno das aulas presenciais em escolas de ensino superior, cursos técnicos e educação complementar

Para voltarem a funcionar, as instituições devem integrar região que esteja há duas semanas na fase amarela do Plano São Paulo e têm de receber em aulas práticas apenas 35% de alunos matriculados

Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
13/07/2020 | 12:47
Compartilhar notícia


Instituições de Ensino Superior, cursos profissionalizantes e de educação complementar (idiomas, artes, música, dança, etc) de São Paulo podem voltar a funcionar com capacidade reduzida. O anúncio acaba de ser feito pelo governador do Estado, João Doria (PSDB), em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. "Para isso, essas instituições devem estar localizadas em cidade que esteja na fase amarela do Plano São Paulo de reabertura econômica há pelo menos 14 dias", ressaltou o tucano. O Grande ABC está, há duas semanas, nesta fase, a terceira da flexibilização.

O secretário de Educação Rossiele Soares detalhou as regras do novo protocolo. "As disciplinas mais teóricas você consegue trabalhar de forma remota, mas em um curso técnico, as aulas laboratoriais, como dos profissionais de Saúde, por exemplo, isso não é possível. Por isso estão autorizadas toda a parte prática dos cursos, o que não é possível fazer à distância, mas com capacidade reduzida de apenas 35%." Ele ressalta, no entanto, que as instituições é que deverão definir as prioridades.

Já o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas, lançou a plataforma de inscrição e triagem para voluntários a participar da testagem da CoronaVac, a vacina contra o coronavírus. Serão escolhidos 9 mil pessoas, todos profissionais da Saúde. Interessados devem se inscrever em www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/vacina. Candidatos de seis Estados devem particpar dos testes. "Eu estou muito esperançoso de que teremos essa vacina muito rapidamente até o fim do ano", avaliou Covas.

No Brasil, já são 1.864681 casos confirmados de infectados pelo novo coronavírus e 72.100 mortes. Já em São Paulo são 374.607 casos e 17.907 mortos. A taxa de ocupação das UTIS da Grande São Paulo, que inclui o Grande ABC, é 64,7%. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;