Setecidades Titulo Memória
Juventude católica se encontra em S.Caetano

Acreditem: em quase 60 anos desde a criação da Diocese de Santo André...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Acreditem: em quase 60 anos desde a criação da Diocese de Santo André; em 200 anos, desde a criação da primeira paróquia a região, a Matriz da Boa Viagem, em São Bernardo; em mais de 500 anos, desde que os jesuítas rezaram as primeiras missas na capela quinhentista da Santo André da Borda do Campo, apenas neste mês o Grande ABC terá um encontro internacional de religiosidade católica.

Mais: pela primeira vez em 200 anos da Ordem Estigmatina, nascida na Itália, a instituição faz um encontro internacional do gênero, que é voltado à sua juventude.

O acontecimento começará em menos de uma semana e a cidade escolhida é São Caetano, numa iniciativa da Paróquia Sagrada Família, que está mexendo, literalmente, com a juventude católica brasileira e internacional.

Esta história, belíssima, Memória acompanhará. E quem fala dela é a jornalista Cida Flosi, nossa ex-companheira de Diário.

Semana missionária

Texto: Cida Flosi

Mais de 300 jovens peregrinos de oito países estarão reunidos em São Caetano, de 13 a 22 de julho próximo, durante o I EIJE (Encontro Internacional da Juventude Estigmatina), evento integrante da Semana Missionária que antecede a JMJ (Jornada Mundial da Juventude), no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco. O objetivo do encontro é promover o compartilhamento de experiências sociais, culturais e de fé, construindo, através da troca de vivências e dos momentos de profunda espiritualidade, pontes de amizade e esperança entre os continentes. No total, serão 349 peregrinos, 34 sacerdotes e quatro bispos.

Entre as atividades que serão desenvolvidas estão oficinas culturais, vigílias de espiritualidade, shows e uma caminhada pela paz. A sede do evento é a Matriz Sagrada Família. Após o encontro, os jovens seguirão para o Rio de Janeiro, onde participarão da JMJ.

Estão confirmadas as participações de peregrinos vindos de Botswana, Chile, Costa do Marfim, das Filipinas, Itália, Paraguai e Tailândia, num total de 167 jovens, além de 182 brasileiros. Durante os dez dias, eles terão atividades nas paróquias de São Caetano, participarão de missa na Catedral da Sé, farão visitas missionárias a instituições assistenciais, entre outros eventos. A parte cultural é composta de oficinas, performances artísticas de representantes dos países e Estados participantes, apresentação de coral mantido pelo Instituto Baccarelli na comunidade de Heliópolis, Capital, e um show com a cantora goiana Maria Eugênia, que se tornou conhecida no Brasil todo ao interpretar "Companheiro", tema de abertura da novela Araguaia, exibida pela Rede Globo.
Um dos pontos altos do Encontro será a caminhada pela paz, na noite do dia 19, com os jovens saindo da Matriz Sagrada Família em direção à praça defronte à Câmara Municipal, onde serão acesas velas e aberta uma grande bandeira branca.
Os momentos de espiritualidade terão meditação do terço, experiências de leitura orante, meditação através dos cinco sentidos, vigílias de oração, além de missas diárias, celebradas nos quatro idiomas oficiais do evento: português, inglês, italiano e espanhol.
Cerca de 500 pessoas participam da organização do Encontro, entre equipes de trabalho voluntárias e famílias hospedeiras.

Evento: I Encontro Internacional da Juventude Estigmatina (EIJE)

Data: de 13 a 22 de julho de 2013

Local: Paróquia Sagrada Família

Praça Cardeal Arcoverde, s/n - São Caetano do Sul

AMANHÃ EM MEMÓRIA

A semente que São Gaspar Bertoni plantou e que São Caetano acolheu em 1924.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 7 de julho de 1983 – Ano 26, Nº 5255

MANCHETE – Inflação anual bate recorde e chega a 127,3%

SINDICALISMO – Sindicato dos Petroleiros de Campinas está sob intervenção. Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema param em solidariedade. Afastado Jacó Bittar, presidente do Sindipetro. Nomeado o interventor Wilson de Almeida. É a primeira greve dos petroleiros desde 1964. Petroquímica União em estado de greve.

EDITORIAL – E a República ainda não se assentou

SÃO CAETANO – Críticas à poda de árvores.

CULTURA – Cinema alternativo ganha novos espaços na região: Cine Studio Center, Cine Clube dos Metalúrgicos de São Bernardo, Cine Teatro Martins Pena, Cine Clube dos Bancários

EM 7 DE JULHO DE...

1973 – Na melhor de três partidas, a equipe feminina de basquetebol do São Caetano EC vence a da Pirelli e conquista pela quinta vez o Paulista. Jogo disputado em quadra neutra, a do ginásio do Baetão, em São Bernardo, que ficou lotado.

HOJE

Dia Internacional do Cooperativismo.

SANTOS DO DIA

- Cláudio

- Félix de Nantes

- Ilídio

- Vilibaldo. Era príncipe saxão. Bispo de Eichstadt, na Baviera. Acompanhou Bonifácio na evangelização da Germânia. Faleceu em 790.

NEWS SELLER HÁ 50 ANOS

Domingo, 7 de julho de 1963 – Ano 6, Nº 269

MANCHETE – Projeto irregular na Câmara de São Caetano sobre aumento do funcionalismo

Italianidade

(Do grupo de homenageados na sessão solene dos imigrantes italianos e seus descendentes pela Câmara de São Bernardo)

Sandra Regina Montalbini Savordelli. Natural de Franca (SP). Reside em São Bernardo desde 1990. Formada em Terapia Ocupacional, com especialização em Terapia de Mão pela USP. Integra a Associação de Voluntários de Combate ao Câncer.

*Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Hygina Lurane Cardoso, 88. Natural de Avanhandava (SP). Dia 3. Cemitério Curuçá.

Benedicta da Silva Alves, 85. Natural de Palmital (SP). Dia 2. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

Omir José Lemos, 82. Natural de Cruzeiro (SP). Dia 2. Cemitério Curuçá.

Sadayuki Miasaki, 81. Natural de Araçatuba (SP). Dia 4. Cemitério Morumbi, Capital.

Maria do Socorro de Lima, 75. Natural de Gravatá (PE). Dia 2. Cemitério Curuçá.

José Carlos Tucci, 67. Natural de Lins (SP). Ontem. Cemitério Sagrado Coração de Jesus, Camilópolis.

Sidnei Schurut, 54. Natural de Santo André. Dia 4. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

Roberto César Delcolle, 47. Natural de Santo André. Dia 3. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

SÃO BERNARDO

Apparecida Rodrigues Fassio, 75. Natural de São Bernardo. Dia 4, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

Aparecida de Souza Raphael, 70. Natural de Tupã (SP). Dia 1º. Cemitério de Vila Euclides.

Mario Reis de Lima, 54. Natural de São Bernardo. Dia 2, em Santo André. Cemitério de Vila Euclides.

DIADEMA

Maria Romana das Dores Mendonça, 71. Natural de Monte Celeste (MG). Dia 3. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Messias Veloso de Andrade, 82. Natural de Campos Sales (CE). Dia 4, em Santo André. Cemitério Santa Lídia.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;