Memória Titulo Memória
E este bambino cresceu vivendo a memória
Ademir Medici
10/10/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


“Dá um nó na garganta quando leio sobre os títulos de compra e venda das terras (como escreveu sobre os Finco com a doação dos documentos familiares pelo Fulvio Bechelli). Imagino a precariedade daquela gente vivendo em condições miseráveis e ainda todo mês pagando aquelas prestações por anos a fio. Dói demais, pois foram eles que proporcionaram o conforto de vida que levamos agora. Benditos sejam!”

Cf. Hilda Breda, atriz.

 

 

Não é de hoje que Fulvio Nicolau Bechelli se interessa por história e memória. Em vários momentos, e projetos, Fulvio se fez presente. Uma série de livros sobre as famílias antigas da sua São Bernardo, mais Santo André e São Caetano, tem a sua presença. Um apaixonado. Sócio como o pai e avós da Sociedade Italiana de São Bernardo; sócio da Ítalo-Brasileira de Santo André; quase sócio da Príncipe di Napoli de São Caetano, cujo regulamento – sic – impediu que ele fosse admitido. E a “Príncipe” chegou ao fim, diferentemente das coirmãs vizinhas, hoje as mais antigas em funcionamento no Brasil – valorosas guardiãs da ideia do socorro mútuo aos imigrantes.

E na semana passada Fulvio cumpriu o desejo de repassar à Seção de Pesquisa e Memória de São Bernardo a documentação dos Finco, Bechelli e outras famílias oriundis de São Bernardo. O chefe da seção, Jorge Magyar, e equipe ofereceram uma agradável recepção, regada a bolo e café, com histórias, muitas histórias deste memorialista nato cujo gosto pelo passado vem das conversas com a família e dos bancos escolares: Escola Italo Setti (Colégio São José), Ginásio Leonor, Colégio Eduardo Prado, Faculdade Oswaldo Cruz, onde se formou em química.

 

HISTÓRIA DE VIDA

Fulvio Bechelli nasceu no Hospital Humberto Primo, em São Paulo, graças à ajuda financeira da Sociedade Italiana de Mutuo Socorro de São Bernardo. Paulistano de nascença, de 19 de abril de 1944, mas dois dias depois iniciava sua história de vida em São Bernardo.

O pai, Ernesto Bechelli, a mãe, Ione Finco Bechelli. A família residia na casa da Rua João Pessoa, 483, hoje sede da Folha do ABC. “Por isso costumo falar que nasci naquele local e me considero batateiro da gema”, acentua.

O pai, carvoeiro. A vida dura dos antigos colonos que deram identidade à Vila de São Bernardo. Uma identidade construída com muito afinco, trabalho e amor aos seus.

 

 

Em 10 de outubro de...

1811 – A Capitania do Piauí é desligada do governo do Maranhão.

1916 – Prefeitura de São Paulo baixa ato com instruções para a construção e instalação de marcos quilométricos, itinerários e limitrofes nas estradas municipais.

NOTA – A ideia expandiu-se. No mesmo período, quando Rudge Ramos reformou o Caminho do Mar, marcos de concreto foram colocados ao longo da via, de quilômetro em quilômetro, assinalando a distância de São Paulo e Santos. Três destes marcos, um original e duas cópias, resistem na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.

A guerra. Do noticiário do Estadão: submarinos alemães no Atlântico; mais navios afundados.

1926 – Inauguradas a represa do Rio das Pedras (em Riacho Grande) e a Usina de Cubatão (Henry Borden).

1976 – Cantata Celebração da Vida é apresentada na Igreja Metodista de Santo André, na Rua das Figueiras, pelo coral da paróquia.

 

Diário há 30 anos
Sexta-feira, 10 de outubro de 1986 – ano 29, edição 6260

Manchete – Governo decide suspender confisco de bois; muita carne na festa dos alunos no Estoril, em São Bernardo

Estado – Extração da Loteria Estadual começa em novembro (de 1986).

Teatro – Jorge Doria traz atualidade de Molière na virada do século 20, no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia – Populares cercam DP para linchar menor em Diadema.

 

Hoje
Dia Mundial da Saúde Mental

Dia do Lions Internacional

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 10 de outubro:

No Maranhão, Amapá do Maranhão e Governador Archer.

No Paraná, Arapongas, Campo Mourão, Jataizinho e Ribeirão do Pinhal.

No Amazonas, Canutama.

Em Pernambuco, João Alfredo.

Na Bahia, Mucuri.

No Ceará, Novo Oriente e Várzea Alegre.

Em Alagoas, Pindoba.

No Rio Grande do Sul, São Borja.

Fonte: IBGE.

 

De volta ao meu Ceará

 

A aniversariante Várzea Alegre possui uma grande comunidade no Grande ABC. Entre as famílias, a Bitu, do nosso jornaleiro José Liberalino Bitu, da Rua Tiradentes, em São Bernardo.

A elevação de Várzea Alegre a município ocorreu em 10-10-1870, quando se separa de Lavras da Mangabeira. O município chegou a ser extinto em 1931, mas recuperou autonomia dois anos e meio depois, agora se separando de Cedro.

São Raimundo Nonato é o padroeiro de Várzea Alegre. Uma imagem do santo foi trazida, anos atrás, para o bairro Ferrazópolis, em São Bernardo, onde permanece na igreja local.

Fonte: Fragmentos da História de Várzea Alegre, de Linda Lemos.

 

Municípios Paulistas

Hoje é o aniversário de Cerqueira César, Cosmorama e Laranjal Paulista.

Cerqueira César. Elevado a município em 10 de outubro de 1917, quando se separa de Avaré.

Laranjal Paulista. Elevado a município em 10 de outubro de 1917, quando se separa de Tietê.

Cosmorama. Elevado a município em 1949, quando se separa de Tanabi.

 

Santos do Dia
Francisco Borja (ou de Bórgia). Espanhol nascido em Gândia (Valença) no ano 1510. Participou de missões evangelizadoras, inclusive na América Latina.

Daniel Comboni

Paulino de York

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;