Setecidades Titulo
Jovens atletas de Diadema farão intercâmbio no Reino Unido
Luciana Yamashita
Especial para o Diário
13/09/2006 | 23:56
Compartilhar notícia


Jovens, jogadores de futebol amador, pertencentes a famílias de baixa renda. Meninos e meninas com esse perfil terão a oportunidade de conhecer o Reino Unido em intercâmbios, por meio do projeto Bola, Educação e Cidadania, de Diadema. O ministro do Esporte britânico, Richard Caborn, visitou na quarta-feira um dos dez campos de futebol do projeto, na Vila Alice. O acordo entre os dois países foi assinado na terça-feira em São Paulo, pelo ministro britânico e o ministro dos Esportes no Brasil, Orlando Silva.


“Diadema foi escolhida porque acreditamos que é uma área onde poderemos ter um bom intercâmbio, já que existe um projeto consolidado. O futebol será usado para unir os jovens”, afirmou o ministro britânico.


O trabalho com os jovens é realizado há 34 anos em Diadema, e é o único do Estado que possui parceria com o British Council, organização internacional do Reino Unido de incentivo à educação. Em todo o Brasil, são três projetos parceiros. Os outros dois são nos Estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco.


O projeto de Diadema atende a cerca de 9 mil jovens entre 7 e 16 anos, com aulas práticas e teóricas de futebol. “O foco é sempre educacional. A gente usa o esporte como uma ferramenta para desenvolver a disciplina e a educação em comunidades carentes”, explica o coordenador pedagógico do projeto, Jacie Santos. O projeto também forma monitores da própria comunidade para que atuem como professores de futebol.

Ainda não há definição de como será feita a seleção de alunos para o intercâmbio nem a verba que será liberada, “A primeira turma viajará em dezembro. Ainda não há número certo de alunos que participarão da viagem, mas a troca de conhecimento será incrível”, comemora o secretário de Esportes do município, Wladimir dos Santos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;