Cultura & Lazer Titulo Show
Samba jazz com pianista norte-americano
Luís Felipe Soares
Especial para o Diário
06/06/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


A mistura entre ritmos brasileiros e típicos dos Estados Unidos encontra espaço hoje à noite com o show Samba Jazz, do guitarrista Marcelo Gomes e do pianista norte-americano Phil DeGreg. A dupla se apresenta gratuitamente a partir das 20h, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano, como atração da Temporada 2008 de Concertos Internacionais. O evento é promovido pela Prefeitura de São Caetano e pela Fundação das Artes, onde Marcelo leciona há mais de 20 anos.

O show apresenta composições do álbum recente do guitarrista, Preto, lançado neste ano - e que será vendido no local -, no qual o músico tenta fugir da mesmice. "O trabalho é todo arranjado para flautas e clarinetes. Tem uma idéia de aveludar a dureza do que estamos acostumados a ouvir", diz o professor.

Marcelo já recebeu duas indicações ao Grammy Latino na categoria melhor álbum instrumental por seus trabalhos anteriores. Em sua carreira já se apresentou nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Portugal, Espanha e, no Brasil, ao lado de Johnny Alf, Tom Zé, Ronnie Von, David Richards, Tom Walsh, entre outros músicos.

O público também poderá conferir canções compostas por Phil DeGreg, especialista em diversas vertentes do jazz, como o mainstream, o bebop e o brazilian jazz. O repertório faz pequenas homenagens a Tom Jobim, em Falando de Amor, e a Ataulfo Alves, em Na Cadência do Samba.

A apresentação terá a participação especial de músicos convidados, como o saxofonista Vitor Alcântara, o baixista Alexandre Carvalho e o baterista Alexandre Damasceno.

A mistura entre jazz e música brasileira, principal foco da apresentação, retoma a idéia iniciada no final da década de 1950. Na época, houve uma grande onda de samba jazz no Brasil, tendo Johnny Alf como um dos principais envolvidos. "Quando começou essa mistura, nunca mais parou. Junto com o chorinho, o samba jazz é o berço da música instrumental de hoje", explica Gomes.

Além do show, haverá um workshop, a partir das 17h, também no teatro, onde será discutido e tocado jazz. A atividade é gratuita para qualquer interessado.

AMIZADE
Marcelo Gomes e Phil DeGreg se conheceram em 2006, quando o pianista veio a uma universidade em São Paulo para promover workshops, dos quais Marcelo Gomes participava. Em meio às aulas, eles se tornaram amigos. Em 2008, houve um reencontro.

"Neste ano, a gente se encontrou novamente, dessa vez no Canadá, onde eu fiz alguns shows, e entreguei um CD meu para ele. Ele adorou e começamos a trabalhar juntos", lembra o guitarrista. O norte-americano participou em arranjos de algumas canções do álbum de Marcelo. O próximo passo de divulgação do trabalho é uma viagem que farão a Lima, no Peru. (Supervisão de Melina Dias)

Samba Jazz com Marcelo Gomes e Phil DeGreg - Show. Hoje, às 20h, no Teatro Municipal Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840. Tel.: 4238-3030. Entrada franca.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;