Setecidades Titulo Nova fase
Mauá reinaugura duas UBSs com presença de ministro

Chioro fala de investimentos na área e se irrita
sobre Faculdade das Américas em S.Bernardo

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
23/05/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


Ao lado de autoridades locais e do ministro da Saúde, Arthur Chioro, o prefeito de Mauá, Donisete Braga (PT), entregou ontem as reformas dos prédios das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Guapituba e Capuava. As obras, que custaram aproximadamente R$ 1 milhão, integram pacote de reforma de 16 unidades promovido pela Secretaria de Obras, em parceria com a Pasta de Saúde do município.

Conseguimos ao longo desta gestão construir relação de diálogo muito boa com o governo federal e, mais recentemente, com o do Estado, que vem fornecendo verba mensal de R$ 1 milhão para custeio do (hospital)Nardini. Graças a essas parcerias estamos padronizando nossos equipamentos públicos para oferecer melhor serviço para nossa população”, avalia o chefe do Executivo.

De acordo com o prefeito, para o início do segundo semestre está prevista a reinauguração de outras três unidades. “Acredito que depois de julho vamos entregar as UBSs Jardim Santa Lídia, Jardim Flórida e Paranavaí.”

Além disso, Donisete anunciou durante a cerimônia o início de outro projeto na área ainda neste mês. “Na segunda-feira, junto ao secretário do Estado da Saúde, David Uip, vamos iniciar a reforma do pronto-socorro do Nardini. A previsão é que as intervenções durem um ano.”

Durante as reinaugurações, Chioro anunciou novidades para implantação do curso de Medicina na cidade. “No dia 24 de junho teremos o resultado da vencedora da licitação que decidirá as instituições de ensino que irão ministrar aulas aqui e em São Bernardo. Ainda não é possível afirmar quando será aberto o primeiro vestibular, se agora no segundo semestre ou em 2016. Esperamos que seja o mais breve possível, mas essa decisão não caberá a nós”, disse o ministro.

IRREGULARIDADE

Questionado mais uma vez sobre o funcionamento de curso de Medicina da Faculdade das Américas em campus no bairro Nova Petrópolis, em São Bernardo, sem autorização do MEC (Ministério da Educação), Chioro se irritou. “Cursos de Medicina focam as atividades na prática, que é feita em unidades de Saúde. Diversas faculdades fazem assim, não há nada errado.”

No entanto, ao procurar novamente o MEC, a Pasta voltou a afirmar, em nota, que a autorização para a graduação na instituição de ensino se refere apenas ao campus na Capital.

 

Grande ABC não atinge meta de vacinação contra a gripe

Seguindo panorama da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que tinha até ontem atingido somente 46,2% do seu público-alvo no País, os municípios da região não conseguiram alcançar a meta de 80% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Em visita a Mauá, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, destacou que a baixa adesão ainda será discutida pelos governantes.

Em Santo André, a campanha imunizou apenas 35,38% do grupo ao qual se destina. Já Mauá vacinou 51,48% do público-alvo, seguida por Ribeirão Pires (47,4%), São Bernardo (46,9%) e Diadema (45,27%). São Caetano e Rio Grande da Serra não divulgaram seus balanços até o fechamento desta edição.

A campanha foi prorrogada em todo o Brasil até o dia 5 de junho. Devem ser protegidos bebês entre 6 meses a crianças menores de um ano, idosos acima dos 60, gestantes, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade, além de doentes crônicos e trabalhadores da Saúde.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;