Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Como o lixo pode impactar o meio ambiente?
Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
20/06/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


O lixo gerado dentro das casas ou nas empresas pode afetar o meio ambiente basicamente em três aspectos. O primeiro deles é a falta de coleta seletiva, ou seja, materiais que podem ser reaproveitados acabam não sendo devidamente separados e isso significa jogar fora produtos que poderiam ser reutilizados. 

Por exemplo, os detritos orgânicos, como restos de alimentos, poderiam ir para a compostagem, que é útil para o solo e também para as plantas. 

Já os itens com potencial para serem reutilizados, como as embalagens plásticas, poderiam ser usados na fabricação de novos materiais. 

Sem contar o lixo descartado nas ruas e no meio ambiente, que diretamente acaba poluindo, principalmente as águas. 

Mas sempre existe um jeito de melhorar toda essa situação, partindo do princípio de que todos as pessoas podem ajudar. O ideal é entender que os descartáveis não são lixo. Na verdade, são materiais que já foram usados e que, de forma correta, podem servir para outros propósitos. 

Por isso, é necessário usar a teoria do ‘R’: reduzir o consumo, reutilizar materiais e reciclar o que for possível. Já nas indústrias, a ideia é que também mudem sua linha de produção, fazendo produtos com materiais que depois de usados possam ser reciclados de forma correta. 

Infelizmente, além de prejudicar muito o meio ambiente, o descarte irregular do lixo pode prejudicar diretamente a saúde das pessoas. Exemplo disso está nas embalagens de plástico, que envenenam lentamente todo o ambiente com os microplásticos que vão para a água e são consumidos por peixes, logo, quando as pessoas consomem os peixes, são ingeridas essas substâncias, que fazem mal à saúde. Os pneus lançados no ambiente podem produzir doenças. Represam água de chuva e contribuem para a criação de mosquitos, que transmitem doenças como a dengue. 

Ajudar o meio ambiente é uma forma de solidariedade diferente, mas muito importante, garantindo que haja boas condições de vida no futuro.

Consultoria de Carlos Bocuhy, presidente do Proam – Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;