Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

internacional@dgabc.com.br | 4435-8301

Espanha prende 15 pessoas vinculadas ao terrorismo islâmico


Da AFP

28/05/2007 | 10:19


Treze marroquinos e dois argelinos vinculados à ‘captação de mujahadines’ foram detidos esta segunda-feira na Catalunha, Málaga e Aranjuez, dentro de uma operação contra o terrorismo islâmico ordenada pelo juiz espanhol Baltasar Garzón.

"A estrutura desarticulada fazia trabalhos de proselitismo e doutrinação no ensino radical dos preceitos islâmicos, mediante a exaltação da jihad (guerra santa)", afirma um comunicado do ministério.

Também estava vinculada com o financiamento e envio de combatentes a diferentes organizações terroristas estabelecidas no norte da África e em outros países onde existem conflitos armados, como o Iraque.

As detenções da operação ‘Tala’ aconteceram nas cidades de Barcelona, Badalona, Santa Coloma de Gramanet, Igualada e Mataró, na Catalunha (noroeste), assim como em Málaga (Andaluzia, sul) e em Aranjuez (Madri, centro).

Durante as revistas domiciliares, a polícia apreendeu documentação relativa à jihad islâmica, assim como manuscritos, agendas, computadores e telefones celulares.

Segundo a agência Europa Press, não foram encontradas armas ou substâncias explosivas durante as operações de busca e apreensão.

Há vários meses, sobretudo desde os atentados cometidos pelo braço da Al Qaeda no Maghreb, no Marrocos e Argélia em abril, a Espanha intensificou a vigilância à ameaça islmita.

O grupo terrorista mencionou várias vezes em seus recentes comunicados a Al-Andalus, a Península Ibérica sob dominação muçulmana entre os séculos VIII e XV, como referência mítica e território a ser conquistado pela jihad (guerra santa).

A operação aconteceu no momento em que são julgados 29 suspeitos, em sua maioria árabes, de envolvimento com os atentados de 11 de março de 2004 em Madri (191 mortos e 1.824 feridos), reivindicados pela Al Qaeda.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;