Setecidades Titulo Trens
CPTM contrata projeto para reformas

Estações ferroviárias Santo André e Capuava serão reconstruídas a partir de 2015

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
10/05/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado a contratação de empresa que fará os projetos básico e executivo para reforma das estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Capuava da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ambas da Linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra). As paradas passarão por intervenções significativas. Por esse motivo, a companhia classifica as obras como reconstruções.

A elaboração dos projetos será feita pela empresa Setepla Tecnometal Engenharia e custará R$ 4,8 milhões. O material, que precisa ser concluído em 16 meses, irá subsidiar o certame para contratação da empreiteira que irá executar as obras. A CPTM estima que, se não houver entraves durante o processo licitatório, o edital para as reconstruções seja publicado em “meados de 2015”.

As primeiras estações que passarão por intervenções serão Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, cujas obras deverão ser iniciadas ainda neste semestre. A previsão é que, até na segunda metade do ano, comecem as obras nas plataformas Ipiranga, Utinga, Prefeito Saladino e Mauá.

Já estão em fase de elaboração os projetos básico e executivo das estações Brás e São Caetano. Os editais para as obras serão lançados em seguida, mas ainda não há previsão de datas. A última parada a passar por intervenções será a da Mooca. O edital para contratação dos projetos ainda não foi lançado ao mercado pela CPTM.

A Estação Tamanduateí é a única que já passou por reforma. A plataforma foi reconstruída em 2010, quando passou a atender também a Linha 2-Verde do Metrô (Vila Madalena/Vila Prudente).

Segundo a CPTM, as estações terão plataformas cobertas, escadas rolantes e “todos os itens de acessibilidade”, como elevadores, piso e rota táteis, comunicação em Braille, corrimãos e rampas, além de sanitários adaptados.

A Linha 10-Turquesa passa por processo de modernização, que envolve implantação de novos sistemas de sinalização, telecomunicações, rede aérea, energia e melhorias nos trilhos. Os demais ramais da companhia também passam por esse tipo de intervenção. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;