Internacional Titulo
Espia inglesa Vera Atkins morre aos 92 anos
Do Diário do Grande ABC
27/06/2000 | 12:01
Compartilhar notícia


Morreu, no último sábado, aos 92 anos, a espia inglesa Vera Atkins, que foi a inspiradora do escritor Ian Fleming na criaçao da sua famosa personagem senhorita Moneypenny das novelas de James Bond.

Nascida Vera Maria Rosenberg, em Bucareste,em 1908, mudou-se para a Inglaterra em 1933, adotando o sobrenome da sua mae, que era inglesa. Foi educada na Universidade de Sorbonne e por dominar o idioma francês e conhecer bem a França, foi aceita na seçao francesa do Comitê de Operaçoes Especiais da Gra-Bretanha, organizaçao encarregada de respaldar a resistência na Europa ocupada pelos nazistas.

Atkins coordenou uma rede de cerca de 500 agentes na França dominada pela Alemanha. Com o fim da guerra, Atkins viajou para a Alemanha para investigar o paradeiro de 180 dos seus agentes desaparecidos. Conseguiu recolher provas suficientes que permitiram que os assassinos dos seus subordinados fossem processados por crimes de guerra.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;