Política Titulo Editorial
Fator Ford
Do Diário do Grande ABC
15/11/2019 | 13:14
Compartilhar notícia


 No início do ano, precisamente em fevereiro, o Grande ABC foi surpreendido pelo comunicado de que a Ford encerraria as atividades na histórica fábrica de São Bernardo no último dia de outubro. O anúncio desencadeou sucessivas reuniões, pronunciamentos e promessas. Com autoridades de todos os níveis e sindicalistas procurando soluções para equalizar o problema que se avizinhava.

Os dias se passaram, possíveis soluções foram apresentadas, até uma comissão chegou a ser formada na Câmara são-bernardense. Entretanto, os nobres parlamentares parecem ter se distraído. Cochilaram, e quando deram sinal de vida, coincidentemente após cobrança deste Diário, o último caminhão já havia sido montado, os portões da empresa se prepararam para ser fechados e já não havia mais muita coisa a ser feita. Perderam mais uma chance!

Também ocorreram tratativas em outras esferas, inclusive com a quase certeza de que o Grupo Caoa compraria a estrutura e ali passaria a montar seus veículos. Negociação que passou pelo Palácio dos Bandeirantes e por Brasília, mas que também mostrou-se infrutífera, pois o negócio não se realizou e os trabalhadores, aos poucos, foram perdendo a esperança.

E a Ford, que por décadas influenciou os índices econômicos de São Bernardo e da região, mais uma vez fez a diferença, desta vez de forma negativa. Dados referentes ao emprego no setor industrial mostram que o Grande ABC teve o pior mês de outubro desde 2015, no auge da crise econômica, com 550 demissões no período.

Economistas ouvidos pela equipe de reportagem apontam o encerramento das atividades da montadora norte-americana como o principal fator para tal queda. Superando inclusive a crise que abala a Argentina.

Um dos profissionais até ensaia uma perspectiva de melhora, diz que a economia está em uma trajetória de “muito ruim para ruim”, mas, convenhamos, é bem pouco animadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;